Projeto de lei aumenta pena para quem ofender autônomo durante o trabalho
O projeto será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de ser votado pelo Plenário da Câmara

Otoni de Paula, autor da proposta
O Projeto de Lei 3294/24 aumenta a pena do crime de injúria se praticado contra trabalhador autônomo no exercício de sua atividade profissional ou em razão dela. A pena prevista é detenção de seis meses a dois anos ou multa. A proposta está em análise na Câmara dos Deputados.
Atualmente, a pena geral prevista no Código Penal para quem ofender a dignidade ou o decoro de alguém é detenção de um a seis meses ou multa.
O autor do projeto, deputado Otoni de Paula (MDB-RJ), explica que o objetivo é reforçar a proteção dos trabalhadores autônomos, muitas vezes em situação de vulnerabilidade em razão da natureza de sua atividade, ou seja, sem vínculo empregatício com empresa. “O dano pode ser grave, afetando não apenas a honra do indivíduo, mas também sua reputação e sua capacidade de gerar renda”, afirma.
Tramitação
O projeto será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de ser votado pelo Plenário da Câmara. Para virar lei, a medida precisa ser aprovada pelos deputados e pelos senadores.
Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei
É falsa mensagem de cobrança para dar baixa no CNPJ de campanha
Link para pagamento que acompanha a mensagem também é falso
Projeto regulamenta pix e reforça proteção de sigilo bancário e fiscal
A ideia é garantir mais segurança e transparência nas transações digitais
Vereador Everaldo Fogaça propõe comissão para acompanhar ações contra alagamentos em Porto Velho
A proposta do vereador reforça a importância de um acompanhamento ativo e estruturado das políticas públicas voltadas para a prevenção de enchentes e melhoria da infraestrutura urbana
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook