Projeto de práticas integrativas é apresentado na Semad

Secretário Jônatas França acredita na relação custo-benefício

Jairo Ardull/Fotos: Marcelo Morais
Publicada em 16 de março de 2023 às 12:55
Projeto de práticas integrativas é apresentado na Semad

O projeto de implantação das Práticas Integrativas e Complementares (PICs) de Ji-Paraná foi apresentado, na terça-feira (14), ao secretário municipal de Administração (Semad), Jônatas França, a Kellen Nayara Cardoso, diretora do Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e ao vereador Elvis Gomes (Republicanos).

Pontos específicos foram apresentados por um grupo de terapeutas formado por representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf) e Semusa.

O texto tem a base na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), que contribui para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) ao atuar na prevenção, promoção, manutenção e recuperação da saúde, com foco na atenção humanizada.

Jônatas França afirmou que o projeto traz práticas inovadoras. Segundo ele, a relação custo-benefício é interessante para a administração pública, por oferecer alternativas de atendimento e tratamento da população. “As PICs vêm para fortalecer a rede básica e desafogar o Hospital Municipal e a UPA do 2º Distrito”, frisou.

De acordo com o secretário, será realizado um levantamento dos recursos humanos, equipamentos e a estrutura física necessários para implantação do projeto. “A gestão do Prefeito Isaú Fonseca é comprometida em levar uma Saúde de qualidade para a população”, reconheceu.

Atualmente, são 29 terapias integrativas que correspondem a um grupo de práticas não alopáticas na atenção básica disponíveis no SUS. Elas atendem ao paciente de forma holística (um olhar integral dos sintomas), estabelecendo confiança no vínculo terapeuta/usuário.

“As PICs são recursos terapêuticos que buscam à prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade”, explicou Leila Fonseca, gerente de Desenvolvimento pessoal da Semasf.

Para o vereador Elvis Gomes, a iniciativa valoriza os conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir doenças, e que a estrutura do município pode ser adaptada para a instalação de um centro. O parlamentar se comprometeu em, o mais breve possível, apresentar projeto de lei no plenário da Câmara Municipal de Ji-Paraná (CMJP).

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook