Mosquini quer policia agindo imediatamente em caso de invasão de terra
Para o Parlamentar o Projeto de Lei apresenta uma resposta à sociedade diante de repetidos atos de grupos cujo objetivo é causar insegurança e prejudicar a produção de riquezas em nosso país
O deputado federal Lucio Mosquini apresentou junto a Câmara dos Deputados o projeto de lei de n° 1090/2023, que prevê agilidade na retomada da posse ao possuidor de boa fé em caso de invasão de propriedade.
O projeto de lei visa incorporar na Lei nº 10.406/2002, do Código Civil, um parágrafo regulamentando que o possuidor de propriedade que sofrer esbulho, poderá requerer o auxílio de força policial para retirada dos invasores, bastando para isso apresentar qualquer documento que possa comprovar sua posse pacífica, tais como: escritura pública; contrato de compra e venda; contrato de aluguel; contrato de arrendamento; contas de concessionárias e permissionárias de serviços públicos.”
Em agosto de 2022 a Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados já havia aprovado um projeto que permite a ação policial, sem necessidade de ordem judicial, na retirada de invasores de propriedade privada, mas para tanto, o dono deveria apresentar escritura pública que comprove a propriedade do imóvel.
Mosquini explicou que somente em Rondônia dezenas de milhares propriedades rurais não possuem a escritura pública, por morosidade do próprio governo, gerando assim insegurança jurídica no campo.
Para o Parlamentar o Projeto de Lei apresenta uma resposta à sociedade diante de repetidos atos de grupos cujo objetivo é causar insegurança e prejudicar a produção de riquezas em nosso país.
A proposição acrescenta dispositivo à Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002 (Código Civil) para agilizar a retomada de posse da propriedade por seu possuidor de boa-fé, mediante apresentação de documento que comprove a essa posse.
Essa medida afetaria, sobretudo, os casos de invasões de terras motivadas por disputas agrárias. Hoje, a legislação já permite que o proprietário expulse o invasor por conta própria, desde que não haja excesso de violência, caso aprovado, o possuidor esbulhado poderá contar com a força policial para retomada de sua propriedade.
Ieda Chaves propõe projeto que garanta acessibilidade às mulheres com violações de direitos
Vítimas de violência doméstica e familiar com deficiência poderão ser atendidas
Assembleia aprova recomposição salarial para servidores do Judiciário
Alteração deve ser implementada ainda neste mês
Assembleia Legislativa aprova reforma administrativa do Poder Executivo
Mudanças têm por objetivo fazer correções e adequações na estrutura
Comentários
Parabéns deputado por essa iniciativa, e preciso fazer a titulação das terras e punir os invasores de terras na forma da lei.
O deputado Bolsonarista de carteirinha, deveria aproveitar e apresentar um projeto determinando prisão imediata de politico que rouba ou esconde joias recebidas e que pertençam ao acervo presidencial...
Só pergunta como foi comprada uma fazenda na época por doze milhões, para wue devia o mundo e fundo .
Esperto, além da conta. E as terras griladas e regularizadas, através de fraudes?
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook