Projeto do deputado Laerte Gomes referente a implantação do PPRA é aprovado em sessão itinerante na Rondônia Rural Show
Parlamentares votaram favoráveis à projeto que visa promover a regularização ambiental dos imóveis rurais com passivos ambientais relativos às Áreas de Preservação Permanentes
Em prol do produtor rural de Rondônia, o Projeto de Lei Complementar nº 22/2023, de autoria do deputado Laerte Gomes (PSD) referente a implantação do Programa Permanente de Regularização Ambiental (PPRA), principalmente, ao que se refere às pequenas e médias propriedades rurais em Rondônia, foi aprovado durante a sessão itinerante realizada nesta quinta-feira (25), na Rondônia Rural Show.
O parlamentar foi parabenizado pelos demais deputados presentes, pela iniciativa de propor o referido projeto que altera dois pontos importantes na Regularização Ambiental. Antes de iniciar a sustentação do seu projeto, o deputado agradeceu a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (Faperon), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sedam) e toda a equipe que trabalhou e se dedicou à construção do projeto. Posteriormente, o parlamentar explicou a propositura.
“O Código Florestal é muito duro, mas temos, em Rondônia, leis ainda mais duras que o Código Florestal para inviabilizar o produtor rural de produzir. E esse projeto vem corrigir essas leis. Trata-se de um projeto que nasceu no meio dos produtores rurais”, ressaltou.
Laerte Gomes citou a importância de todos terem a consciência de proteger as nascentes água de matas ciliares e destacou que o Código Florestal, dá o prazo de 20 anos onde é preciso fazer reflorestamento, porém, em Rondônia, o prazo é de apenas 5 anos.
“Será que aquele cidadão, que não é produtor rural, sabe quanto custa o reflorestamento de um hectare? Não sabe, quem sabe é quem está lá na propriedade. O primeiro ponto do nosso projeto é justamente isso, nós estamos levando de cincos anos, para 15 anos, o prazo para os produtores rurais poderem fazer o reflorestamento das matas ciliares e das Áreas de Preservação Permanentes (APP’s)”, explicou o deputado.
O parlamentar também citou que o projeto revoga, parcialmente, uma lei aprovada na Assembleia Legislativa, que exigia a recuperação de 10% da reserva legal do imóvel rural com área de até dois módulos fiscais, que em Rondônia, equivalem a 120 hectares e exigia 20 % da recuperação para imóveis rurais com área de até quatro módulos, totalizando 240 hectares.
“E o Código Florestal não fala nada sobre isso. O Código trata das áreas acima de quatro módulos, que tem que ter uma área de reflorestamento de 50%. E nós temos uma lei estadual, que obriga, abaixo de quatro módulos, fazer essa recomposição. O outro artigo do nosso projeto de lei, suprime, parcialmente, a Lei Complementar nº 892/2016. Então esse é o teor do projeto, aliás, um projeto muito bem feito, claro, transparente, que só vai ajudar os pequenos produtores rurais, e os nossos demais produtores do campo de Rondônia. Mais uma vez, reforçar que esse projeto vai ajudar, e muito, a vida de quem produz, de quem faz esse estado acontecer e de quem vivencia, neste momento, essa preocupação ambiental”, defendeu o deputado Laerte Gomes.
Ao concluir, o parlamentar salientou que, “é uma preocupação que pode inviabilizar o estado de Rondônia. E nós, políticos, temos que ter união, para cobrarmos da bancada federal que essas leis duras que temos precisam ser consertadas, pois é possível fazer isso. E posteriormente, nos unirmos ainda mais, com todos os representantes da bancada federal, afinal, todos os códigos, a exemplo do Código Penal, são revistos. Temos que acabar com essas leis que pressionam e que criam mais embargos e prejuízos para nossos produtores rurais”, finalizou o deputado Laerte Gomes.
Acompanhe as fotos da sessão itinerante aqui.
Aprovado projeto do deputado Nim Barroso que proíbe corte de energia elétrica por supostas irregularidades em medidores
Projeto foi aprovado por unanimidade
Confúcio Moura preside audiência pública que debate Lei de Responsabilidade Educacional
Para Confúcio Moura, não é muito fácil identificar com precisão de quem é a responsabilidade ou mesmo qual é o nível da responsabilidade de cada um diante de indicadores educacionais insatisfatórios
Deputados aprovam projeto sobre uso, armazenamento e destino final de agrotóxicos
Proposição visa atualizar e adequar a legislação estadual
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook