Provão do ensino médio do Ceeja Padre Moretti acontece a partir de segunda-feira em Porto Velho
Clientela do Ceeja aguarda a instalação das turmas do Educação de Jovens e Adultos com tecnologia.
A partir da próxima segunda-feira (15) até o dia 25 acontecem as provas do ensino médio do Centro Estadual de Ensino de Jovens e Adultos (Ceeja) Padre Moretti, em Porto Velho.
Os testes do ensino fundamental iniciaram na terça-feira (9) e se encerram nesta sexta-feira (12), conforme informou a coordenadora pedagógica do estabelecimento, Francisca Aguiar da Silva.
Mais de três mil candidatos se inscreveram. O cômputo geral dos participantes será divulgado no final das provas.
Com o objetivo de ingressar no concorrido mercado de trabalho, atualmente o aluno do Ceeja tem grande expectativa na organização do Programa Educação de Jovens e Adultos com Tecnologia (EJATec) pela Secretaria Estadual de Educação.
As inscrições já teriam iniciado, não fosse a urgência de se garantir espaço e logística. É que, dois anos atrás, a Escola Samaritana fora extinta e os seus alunos ocuparam parte das dependências do Ceeja.
Segundo Francisca, no final de 2016 houve remanejamento de alunos para outras escolas, mesmo assim seus equipamentos permaneceram na biblioteca, cozinha, secretaria e administração do Centro.
Assim, as seis turmas iniciais do EJATec planejadas aguardam o momento certo para ocuparem seus devidos lugares.
TIRANDO DÚVIDAS
Ela tirou dúvidas dos candidatos. “No blog aparecem perguntas, todas referentes a ofertas de cursos, provão, conteúdos e períodos de inscrição. Em março tivemos 3.897 pessoas interessadas no EF e 4.807 no EM”, explicou.
Francisca desfez o equívoco quase sempre demonstrado por pessoas que compreendem o provão como algum tipo de concurso, jogo ou loteria. “Não é o X que funciona, mas o preparo do candidato; o exame serve para o aluno regularizar o atraso escola e organizar documentação perdida”, alertou.
Ao mesmo tempo serve para atender a alunos que ficaram retidos em alguma disciplina.
Francisca Aguiar da Silva, coordenadora pedagógica
Eu estudo somente os itens listados? – indaga um aluno no blog. Na folha inscrição consta a disciplina [ciências humanas, ciências da natureza, linguagem e matemática], responde a coordenadora.
Fiz provas no [colégio] Interação para terminar o EM [ensino médio], ainda faltam duas matérias. Tem como fazer essas duas, ou faço tudo de novo? – indaga outro aluno. Uma colega antecipa a resposta do Ceeja: Você não precisa fazer o que já eliminou.
Fiz a prova do Enem [Exame Nacional do Ensino Médio] e eliminei algumas, mas não consegui pontuação em matemática. Posso usar as notas? Resposta: pode sim, aproveitar o que obteve no Enem, com estado de proeficiência.
Estrangeiros, especialmente bolivianos e haitianos, alegam a impossibilidade de pagar transcrições e de recorrer a consulados, o que para eles sai “caro e trabalhoso”, por isso preferem começar pela séries iniciais, lembrou Francisca.
O QUE É EJA
►A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que trabalha com o mesmo conteúdo, e pretende desenvolver as mesmas competências do Ensino Fundamental [1º ao 9º ano] e Médio [1º ao 3º ano, antigo colegial], porém, voltada para pessoas adultas.
► Sua metodologia de ensino diferencia-se da dirigida às crianças e adolescentes. Antigamente a EJA era chamada de supletivo, por isso, muitas pessoas ainda utilizam este termo ao se referir a essa modalidade de ensino.
Consumo de energia fecha 2018 com aumento de 1,1%
A Região Norte fechou o ano com queda acumulada de energia demandada à rede da ordem de 5,8%.
“Não é possível não sentir essa dor”, diz Raquel Dodge
Procuradora recomenda soluções extrajudiciais para Brumadinho.
Acordo de R$ 5 milhões na Justiça do Trabalho garante a entrega de ambulâncias a municípios de Rondônia
Na ocasião, a Secretaria Municipal de Saúde local ressaltou a doação das oito ambulâncias que dobra a frota existente na região da Zona da Mata.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook