Quais as panelas mais importantes para ter na cozinha?

Confira as panelas essenciais para o dia a dia e saiba como usá-las no preparo de refeições

Da redação
Publicada em 04 de maio de 2021 às 17:04
Quais as panelas mais importantes para ter na cozinha?

Você sabia que o tamanho, o material  e o formato de uma panela influenciam no sabor, cor e consistência da sua comida? Por isso, existem modelos ideais para cada refeição e quantidade que for preparar.

Desta forma, é ideal que você tenha o melhor jogo de panelas para a sua casa e possa utilizar cada utensílio da forma ideal para seu cotidiano. Acompanhe para conhecer os modelos e tipos de panela que devem estar na sua cozinha. 

Materiais mais utilizados

Muitas pessoas têm dúvidas a respeito dos materiais das panelas e quais suas funcionalidades na cozinha. Confira os mais frequentes e suas indicações:

1. Alumínio

As panelas de alumínio costumam ter uma relação custo-benefício maior e são mais utilizadas nas cozinhas de forma geral. Esse material é um grande aliado na condução de calor, ótimo para preparações rápidas, e é melhor quando utilizado em panelas mais espessas.

Sua principal indicação é para o cozimento de alimentos ácidos. O molho de tomate, por exemplo, é uma receita que pode ser preparada nessa panela, pois ela reage com o produto, consequentemente alterando no seu sabor e na cor.

Como o material pode arranhar com facilidade, procure utilizar colheres de plástico ou silicone. Dessa forma, você não danifica o utensílio e mantém a sua boa aparência. 

2. Cobre

O cobre é um material mais caro e também sua manutenção é mais difícil. Entretanto, é o preferido para quem produz doces. Esse material apresenta boa condução de calor e as melhores panelas de cobre são aquelas revestidas de inox ou níquel. 

3. Inox

Embora não conduza tanto calor quanto o alumínio, o inox não reage com nenhum alimento. A sua manutenção também costuma ser mais fácil e as que possuem fundo triplo imobilizam o calor. Os valores desse modelo geralmente são mais caros, já que o material é mais sofisticado.

4. Antiaderentes

As famosas “panelas que não grudam” facilitam o preparo da receita e não exigem a utilização de nenhuma gordura. As mais indicadas são as de material inox com fundo triplo.

No entanto, o utensílio é fácil de arranhar. Por isso, é preciso ter cuidado ao mexer a comida e ao lavar. Utilize colheres de plástico ou silicone e use esponjas do lado macio para não arranhá-lo.

5. Ferro

Esse modelo é indicado para cozimentos lentos, em fogo baixo. A panela de ferro não conduz muito bem o calor, mas é conhecida por liberar parte do material na comida, o que fez muitas pessoas com anemia aderirem ao utensílio em casa para complementar o ferro no organismo.

6. Ferro fundido esmaltado

Não difere do modelo de panela anterior na maioria das características. O esmalte superior é a única diferenciação e tem como objetivo impedir que o ferro passe para a comida durante o seu cozimento.

Formatos e tamanhos

Conforme mencionado, cada panela é ideal para determinado tipo de receita, contribuindo para o cozimento adequado, a consistência ideal  e o melhor sabor. Veja quais os formatos e tamanhos de cada uma delas:

Caçarola

Esse modelo é redondo, com fundo e duas alças nas laterais. A caçarola é indicada para ensopados, cozidos e guisados. 

Caldeirão

O caldeirão é mais alto que a caçarola e geralmente é utilizado para preparar massas que necessitam de bastante água para o cozimento, bem como para o preparo de sopas e molhos. 

Sauteuse

É uma frigideira com bordas inclinadas, muito utilizada em preparações comuns. É recomendada para saltear alimentos macios, como peixes ou frutos do mar, e também para preparar batatas sauté.

Panelas com cabo 

As famosas panelas com cabos são perfeitas para que você possa preparar molhos ou caldos, especialmente as menores, pois evitam que a água evapore com mais facilidade.

Sautoir

Para quem deseja fritar ingredientes, essa frigideira é ideal, pois possui bordas retas. O modelo serve também para quem gosta de preparar chapeado de aves, carnes e peixes. Geralmente, ela vem acompanhada de uma tampa para auxiliar no preparo. 

Wok

É uma frigideira indicada para pratos orientais, como o yakissoba. Também permite preparar frango xadrez, tacos, picadinhos orientais, entre outros. Seu formato arredondado divide o calor igualmente. 

Comentários

  • 1
    image
    Douglas 06/05/2021

    que reportagem mal feita, disseram que ferro não conduz bem o calor, ferro é um condutor de energia e calor. panela de ferro é o que tem de melhor. sempre compro as minhas no site www.apaneladeferro.com.br

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook