Recenseamento Escolar 2022 chega a mil formulários cadastrados

Os links para o cadastramento são disponíveis até o fim do mês

Decom Ji-Paraná/Foto: Arquivo CCS
Publicada em 21 de novembro de 2022 às 15:12
Recenseamento Escolar 2022 chega a mil formulários cadastrados

O Recenseamento Escolar 2022, disponibilizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) em suas redes sociais e na página oficial da Prefeitura de Ji-Paraná na internet, atingiu o número de mil formulários preenchidos, nesta segunda-feira (21). O cadastro poderá ser feito pela população até o dia 30 de novembro. Ele servirá de base para as ações da Semed para o Ano Letivo de 2023.

O formulário deverá ser preenchido por pais ou responsáveis de estudantes da educação infantil e ensino fundamental que pretendem mudar de escola dentro da Rede Municipal de Ensino (RME) ou crianças que vão ingressar em alguma escola pública municipal no próximo ano letivo.

Levantamento prévio feito por técnicos da Superintendência de Gestão Escolar da Semed mostrou que 51,5% dos cadastros são de crianças matriculadas ou que pretendem se matricular na educação infantil e 47,9% no ensino fundamental da RME. Dos mil cadastros, 0,5% são para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) que estão solicitando vagas para outras escolas municipais diferentes das que estão matriculadas ou estão fora de sala de aula e pretendem voltar a frequentar a escola.

De acordo com o recenseamento até o momento, 95% dos cadastros são para as escolas da área urbana de Ji-Paraná e, apenas, 4,8% para as unidades da área rural. O levantamento apurou também que 5,7% dos cadastros são de crianças deficientes que, segundo a superintendente de Gestão Escolar, Rosineide Marcolino, têm prioridade na hora da matrícula.

Sobre as escolas municipais com maior demanda, a Jandinei Cella (localizada no bairro Jardim dos Migrantes, no 1º distrito) está na preferência de 60% dos cadastros para estudantes do EJA. Para a educação infantil e o ensino fundamental da área urbana, as três escolas mais procuradas são Ruth Rocha (bairro Nova Brasília, 2º distrito) com 22%, Jandinei Cella com 19% e Professora Maria Antônia (Jardim Presidencial, 1º distrito) com 13% dos cadastros.

Já nas escolas da área rural, a Ulisses Matosinho Pontes (localizada na 3ª Linha da Gleba G) tem 33% da preferência dos cadastrados. A Escola Bárbara Heliodora (4ª Linha da Gleba G) aparece em segundo, com 23%, e a Escola Professor Irineu Antônio Dresh (Linha 128, Setor Riachuelo) com 19%, em terceiro lugar.

“Na RME, a educação infantil matricula os alunos novos em dezembro e o ensino fundamental em janeiro de 2023. Para esse ano, a pedido do Tribunal de Contas, vamos antecipar as matrículas das crianças que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Famílias que tenham crianças com deficiência, crianças sob a guarda de mulheres vítimas de violência doméstica, crianças, cujas famílias estão inscritas no Programa Auxílio Brasil, entre outras situações terão prioridade para a matrícula”, destacou Rosineide.

Os interessados podem acessar o formulário do Recenseamento Escolar 2022 pelo site oficial da Prefeitura de Ji-Paraná, pelo Blog da Semed, no endereço eletrônico semedjipa.blogspot.com, pela página da Semed no Facebook (www.facebook.com/profile.php?id=100086258433782) ou pelo Instagram da Semed (www.instagram.com/semed.jipa).

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook