Recorde de mulheres no Teste da Urna: participação feminina quase triplicou em 2023
Aumento registrado é de 157% em comparação com 2021, ano da última edição do evento
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realiza, de 27 de novembro a 1º de dezembro, a sétima edição do Teste Público de Segurança da Urna (TPS), com a colaboração de especialistas em Tecnologia da Informação de todo o país. Neste ano, o número de mulheres pré-inscritas no evento aumentou significativamente, com um crescimento de 157% em comparação com a última edição, realizada em 2021.
Naquele ano, sete mulheres integraram os grupos que executaram os planos de ataque aos sistemas eleitorais, com o objetivo de contribuir com melhorias. Já em 2023, 18 mulheres estão pré-inscritas, e um dos grupos – coordenado por uma mulher – tem maioria feminina, com quatro inscritas e um inscrito.
Confira a relação dos pré-inscritos no TPS 2023.
Teste da Urna
Pautado na transparência institucional – um dos pilares de atuação da Justiça Eleitoral brasileira –, o Teste reúne especialistas em Tecnologia e Segurança da Informação das mais diversas organizações, instituições acadêmicas, órgãos públicos, entre outros, para realizar planos de ataque aos sistemas eleitorais, bem como aos softwares e hardwares da urna eletrônica.
Com o evento, o TSE busca, principalmente, possibilitar a realização de aprimoramentos nos sistemas, a partir dos resultados apresentados, e testar a confiabilidade da captação e da apuração dos votos.
A finalidade maior do TPS é promover melhorias contínuas no processo eleitoral, acompanhando os avanços mundiais, especialmente nas áreas de Tecnologia e Segurança da Informação.
Tribunal federal aplica a nova lei de improbidade e absolve ex-secretário municipal de Porto Velho/RO
Ao negar provimento ao recurso do MPF, o Desembargador Marllon Sousa, relator da apelação, disse que deveria ser aplicado ao caso a nova lei de improbidade administrativa
Não podemos ter ilusões - o fascismo não passou e é preciso agir
Além de 'fortalecer a democracia e a economia', Lula precisa estar atento à segurança pública e se manter distante da "pauta comportamental", diz Helena Chagas
Obrigado, presidente Márcio Pacele; obrigado, senhoras e senhores vereadores!
Nesse período, tive a felicidade de conviver e trocar experiências com pessoas incríveis, sendo que com algumas delas construí uma relação de amizade que vou levar para a eternidade
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook