Recuperação ambiental acessível: Embrapa Rondônia abre inscrições para curso on-line sobre o tema
Serão apresentados casos de sucesso que podem ser adaptados às mais diversas realidades do estado
O curso on-line e gratuito será realizado pela Embrapa Rondônia e parceiros no dia 6/12, das 8h às 18h30 (horário de Rondônia), com a temática “Benefícios e potencialidades da recuperação de áreas de preservação permanente (APP) e de reserva legal (RL) em Rondônia”. As inscrições estão abertas e podem ser feitas, até o dia 3/12, no portal da Embrapa Rondônia: https://bit.ly/3nCWvSi, onde também está disponível a programação completa e mais detalhes.
Podem participar técnicos, produtores, estudantes, atores que atuam no setor e todos os interessados no tema. O curso será transmitido no canal da Embrapa no Youtube: youtu.be/LedPGKL8bSs. Mais informações no telefone: (69) 3219-5021.
Este evento integra diversas instituições e produtores que atuam nesta área e é um convite a todas as pessoas que querem adotar ações de recuperação ambiental, também conhecer melhor o que está sendo feito sobre isso em Rondônia e que está dando certo.
Serão apresentados casos de sucesso no estado que podem ser adaptados às mais diversas realidades. “É possível recuperar sim! Inclusive com rendimentos extras ao produtor, como é o caso do pagamento por serviços florestais e dos sistemas agroflorestais, por exemplo. Fora os benefícios para o ecossistema”, destaca o pesquisador da Embrapa Rondônia, Henrique Cipriani.
“É preciso produzir água para se evitar o colapso dos recursos hídricos do estado!”, alerta o pesquisador. Segundo ele, a questão dos recursos hídricos será o foco principal do curso, que apresentará alternativas que podem ser implementadas. Os recursos hídricos na Amazônia não são infinitos, além dos cuidados diários que todos podem adotar com o uso racional da água, a recuperação ambiental tem papel fundamental, com a proteção de nascentes, das matas ciliares, o cuidado quanto aos lançamentos de efluentes em rios e igarapés, o uso de defensivos agrícolas que são facilmente carregados pela água, a adequação de projetos e estruturas de processos produtivos para uso eficiente de água, entre outros.
O curso reunirá, em dez horas de duração, palestrantes com experiência em restauração ambiental em Rondônia. Eles apresentarão iniciativas que já estão sendo utilizadas no estado e disponíveis para adoção por técnicos e produtores, tanto pequenos, médios ou grandes.
“Temos hoje legislação favorável, atores públicos, privados e do terceiro setor engajados na causa ambiental do estado e é fundamental que os produtores e técnicos tenham acesso, receptividade e disposição para implementar ações de recuperação ambiental em sua propriedade, fazendo a adequação de suas áreas, conservando o meio ambiente e produzindo água”, aponta Cipriani.
Programação
- 8h – Abertura
- 8h10 –“Mudanças climáticas e cenários de uso e ocupação dos solos na Amazônia” – Centro de Estudos Rio Terra;
- 9h25 – “Implementação do PRA e PRADAS com o uso de SAFs e desenvolvimento de cadeias produtivas na agricultura familiar” - Centro de Estudos Rio Terra;
- 10h40 – Intervalo;
- 10h50 – “Perspectivas inovadoras na recuperação de áreas de preservação permanente e reserva legal em Rondônia” – Ecoporé;
- 11h20 – “Práticas conservacionistas do solo e da água nossa de cada dia” - Secretaria Municipal de Agricultura de Cacoal;
- 12h – Intervalo para almoço;
- 13h – “Outorga de recursos hídricos” – Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental de Rondônia – Sedam;
- 13h30 – “Aplicação do Código Florestal na recuperação de APP e RL de imóveis rurais” – Sedam;
- 14h15 – “Serviços ambientais” – Ipê Soluções Inteligentes;
- 15h30 – Intervalo;
- 15h40 – Recuperação de nascentes e a produção de água – Projeto Beija-Flor e Serviços Tecnológicos Reflorestal da Amazônia – Florasetec;
- 16h55 – Casos de sucesso em produção de água;
- 17h10 – Intervalo;
- 17h15 – Tecnologias da Embrapa aplicadas à recuperação de APP e RL – Embrapa Rondônia;
- 18h25 – Encerramento.
Realização e parcerias
Este curso é realizado pela Embrapa Rondônia e faz parte do projeto denominado "Inovação em restauração florestal e recuperação de áreas degradadas: ações integradas, coletivas e de construção de conhecimento para a melhoria socioambiental da agricultura familiar no Bioma Amazônia - Inovaflora". Esta ação compõe o Projeto Integrado da Amazônia (PIAmz), financiado pelo Fundo Amazônia e operacionalizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em cooperação com o Ministério do Meio Ambiente. Também faz parte do PROGESTÃO em Rondônia, programa de incentivo financeiro aos sistemas estaduais para aplicação exclusiva em ações de fortalecimento institucional e de gerenciamento de recursos hídricos, realizado pela Agência Nacional de Águas – ANA, sob coordenação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental de Rondônia – Sedam.
São parceiros neste curso: Sedam, Secretaria Municipal de Agricultura de Cacoal – Semagri, Centro de Estudos Rio Terra, Ipê Soluções Inteligentes, Projeto Beija-Flor e Florasetec e Ecoporé. Conta também com o apoio da Agência Nacional de Águas – ANA.
Bolhas, feridas e dor: o que é herpes zoster?
Nesta edição do Doutor Ajuda a dermatologista Vivian Loureiro fala sobre o assunto
Projeto cria incentivos fiscais para a reciclagem de lixo
O PL 6.545/2019 prevê incentivos fiscais à reciclagem, criação de fundos para apoio à atividade e emissão de títulos para financiar projetos. Após aprovação no Senado, proposta vai à sanção presidencial
Morador de Candeias recebe de volta valor investido na construção de rede elétrica
A concessionária estima que ainda existam cerca de 14 mil clientes que se encaixam nos critérios. O procedimento é totalmente administrativo. Basta apresentar os documentos necessários junto à empresa
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook