Rede questiona norma que regulamenta participação na concorrência de sobras eleitorais
Para o partido, as mudanças instituem uma espécie de cláusula de barreira
O partido Rede Sustentabilidade questiona, no Supremo Tribunal Federal (STF), a constitucionalidade de alterações promovidas no Código Eleitoral (Lei 4.737/1965) que, a seu ver, instituíram uma espécie de cláusula de barreira para a disputa das sobras eleitorais (vagas não preenchidas pelos critérios do sistema proporcional). A matéria é objeto da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7228, distribuída ao ministro Ricardo Lewandowski.
Disfunções
A Lei 14.211/2021 prevê que somente poderão concorrer às sobras partidos que tenham obtido pelo menos 80% do quociente eleitoral e os candidatos que tenham obtido votos em número igual ou superior a 20% desse quociente, conhecida como regra dos 80-20. Segundo a Rede, as alterações afrontam a Constituição Federal, que dispõe taxativamente sobre a existência de sistema eleitoral proporcional para a eleição de deputados federais, regra aplicável, também, aos deputados estaduais e distritais e aos vereadores.
O partido sustenta que, em 2022, ocorrerão as primeiras eleições com barreira e sem coligações, “o que pode significar o início do fim, por vias inconstitucionais, do sistema eleitoral proporcional, com reais e efetivas disfunções de inúmeras ordens”. As mudanças, para a Rede, parecem conduzir a uma espécie de ”distritão à força”, pois o sistema só poderia ser implementado por meio de emenda à Constituição e, em 2021, foi rejeitado pela Câmara dos Deputados.
PT quer debater propostas para melhorar o Brasil, não para fechar igrejas
"Nós não vamos admitir que picaretas e vagabundos que não possuem propostas para o país fiquem espalhando que vamos fechar igrejas", afirma Chico Vigilante
COMEÇA A CAMPANHA AO GOVERNO DE RONDÔNIA, COM SETE CANDIDATOS DISPUTANDO. CINCO DELES TÊM CHANCES DE CHEGAR LÁ!
Até agora não se utilizou de um eventual apoio ao presidente Bolsonaro, para tentar também cooptar votos dos bolsonaristas rondonienses, mas também não tem feito oposição ao atual Presidente
TSE recebe 12 registros de candidatura à Presidência da República
Prazo para entrega de registros por meio físico vai até as 19h
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook