Residentes no exterior têm até hoje para se inscrever no Encceja

Quem já está inscrito tem a oportunidade de corrigir possíveis informações equivocadas.

Yara Aquino - Repórter da Agência Brasil
Publicada em 13 de julho de 2018 às 15:59
Residentes no exterior têm até hoje para se inscrever no Encceja

Os brasileiros residentes no exterior que não concluíram os estudos na idade apropriada e quiserem fazer o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) têm até as 23h59 de hoje (13) para fazer a inscrição. A participação é gratuita e as inscrições são feitas pela internet.

O prazo havia encerrado no último dia 9, mas foi prorrogado. Quem já está inscrito tem a oportunidade de corrigir possíveis informações equivocadas.

As provas serão aplicadas no dia 16 de setembro. A aprovação garante uma certificação de conclusão no ensino fundamental ou médio. Para fazer as provas do ensino fundamental é preciso ter a idade mínima de 15 anos e, para o médio, de 18 anos.

A versão deste ano será realizada em 12 países: Bélgica (Bruxelas); Espanha (Barcelona e Madri); Estados Unidos (Boston, Nova Iorque e Miami); França (Paris); Guiana Francesa (Caiena); Holanda (Roterdã); Itália (Roma); Japão (Nagóia, Hamamatsu e Tóquio); Portugal (Lisboa); Reino Unido (Londres); Suíça (Genebra); e Suriname (Paramaribo).

O exame também será aplicado a pessoas privadas de liberdade em Tóquio, Caiena e Istambul, de 17 a 28 de setembro.

Inscrição

No momento da inscrição é necessário informar o número de CPF que será utilizado para emissão do certificado e da declaração parcial de proficiência, além do número do passaporte. No caso das inscrições dos brasileiros submetidos a penas privativas de liberdade, as inscrições serão feitas pelos responsáveis no Consulado Geral nas cidades onde haverá aplicação das provas.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) oferece materiais de estudo gratuitos, como apostilas para participantes e professores de Educação de Jovens e Adultos (EJA), além das provas do ano passado.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook