Revista que retrata cultura de comunidade de remanescentes quilombolas é distribuída em Pimenteiras do Oeste
A emoção marcou o lançamento da revista que reuniu remanescentes quilombolas do município
Com objetivo de retratar e valorizar a cultura dos remanescentes quilombolas de Santa Cruz, foi produzida a Revista Memórias e Histórias da Comunidade Quilombola de Pimenteiras do Oeste.
A publicação foi lançada na terça-feira,22, às 16h na Praça dos Quilombolas, no centro do Pimenteiras do Oeste, e foi distribuída gratuitamente para a população do município, que fica localizada às margens do Rio Guaporé.
A emoção marcou o lançamento da revista que reuniu remanescentes quilombolas do município.
O projeto da revista foi coordenado pela remanescente quilombola Izabel Mendes de Souza, que informou que os exemplares da revista foram distribuídos gratuitamente nas bibliotecas, centros culturais e escolas públicas de Pimenteiras do Oeste e para a população em geral, pois a produção da revista também tem como objetivo incentivar a leitura através da distribuição gratuita da publicação.
Segundo a coordenadora do projeto, Izabel Mendes de Souza, a produção da revista é muito importante pois retrata e valoriza com reportagens e notícias a cultura, memória e histórias dos remanescentes quilombolas que vivem em Pimenteiras do Oeste em Rondônia, município que foi fundado por remanescentes quilombolas de Vila Bela da Santíssima Trindade.
O projeto da revista foi contemplado no Edital Nº 37/2021/SEJUCEL-CODEC 2ª Edição, Povos Tradicionais Premiação para Difusão Cultural dos Povos Tradicionais Indígenas e Quilombolas, no Eixo III - Publicações: de Livros ou Revistas Culturais - Categorias – C, D ,E ,com recursos do “Governo do Estado de Rondônia/SEJUCEL/FEDEC/RO”, Lei Federal 14.017/2020 (Lei Aldir Blanc), Governo Federal.
De acordo com Izabel Mendes, o projeto da revista trabalhou a valorização do saber e da história local incentivando através da publicação a preservação e difusão dos patrimônios material e imaterial, reconhecidos pelos moradores que construíram e constroem cotidianamente a história.
Izabel Mendes ressalta que a Comunidade Santa Cruz de Remanescentes Quilombolas do município de Pimenteiras do Oeste, conta com a certificação da Fundação Cultural Palmares (FCP) como remanescentes de quilombos, desde 2015.
A moradora de Pimenteiras do Oeste, Sania Serrath disse que ficou emocionada ao ver a revista. “É gratificante ver a nossa história sendo retratada nas páginas da revista, isso é muito bom, pois ajuda a preservar a nossa cultura”, falou Sania Serrath.
Opinião compartilhada pela remanescente quilombola Zeane Mendes que ressaltou a importância de se realizar projetos para incentivar a leitura e valorizar a cultura local.
“É muito bom ver a produção da revista sobre a nossa cultura, parabéns a todos os envolvidos”, ressaltou Zeane Mnedes.
A presidente da Associação de Remanescentes Quilombolas de Pimenteiras do Oeste, Lourença da Silva disse que a produção da revista é muito importante para salvaguardar a cultura imaterial da comunidade. Ela recebeu exemplares da revista com satisfação e agradeceu a equipe produtora da revista.
“Dedicamos essa revista a cada morador da comunidade que, com alegria e simplicidade, mantém viva a tradição e a cultura afro-brasileira passando de geração em geração. Parabéns a todos!”, finalizou Izabel Mendes.
Trabalho escolar pode se tornar programação inédita em Porto Velho
Alunos do curso Técnico em Eventos do Idep, no Flora Calheiros, idealizaram Seminário Sobre Altas Habilidades
Encontro Pedagógico do Detran no município de Cacoal chega ao fim com apresentação de projetos e parcerias
O próximo Encontro Pedagógico será realizado na Regional de Ouro Preto do Oeste no período de 29 de março a 2 de abril deste ano
Mega-sena acumula e próximo prêmio é estimado em R$ 110 milhões
Dezenas sorteadas foram 02 - 03 - 13 - 20 - 53 - 54
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook