Vacinação contra a covid-19 é realizada na Escola Municipal Joaquim Vicente Rondon, na zona Sul de Porto Velho

Ação foi voltada para os idosos a partir de 80 anos, mas também atendeu o público em geral

Carlos Sabino Fotos: Leandro Morais
Publicada em 27 de março de 2022 às 10:38
Vacinação contra a covid-19 é realizada na Escola Municipal Joaquim Vicente Rondon, na zona Sul de Porto Velho

Ação aconteceu na zona Sul de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho realizou no sábado (26), das 9h às 13h, a aplicação do imunizante contra a covid-19 em idosos com idade a partir dos 80 anos, na Escola Municipal Joaquim Vicente Rondon, no bairro Cohab, zona Sul da capital. Embora o foco da tenha sido os idosos, as equipes de imunização também atenderam alunos, pais e professores conforme os protocolos de segurança recomendados pelo Ministério da Saúde (MS).

De acordo com o Departamento de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), o fluxo de atendimento na escola foi abaixo da expectativa. Ainda de acordo com a Semusa, em Porto Velho, o contingente que se enquadra no perfil dos que têm direito ao reforço é composto por 3,7 mil idosos. Destes, 85% recebeu a 3ª dose do imunizante, formando um dos que têm a maior cobertura vacinal.Luciléia Fernandes Morais aproveitou a ação para imunizaras netasLuciléia Fernandes Morais aproveitou a ação para imunizaras netas

Por mais que os números pareçam satisfatórios para esta idade, a Semusa alerta que não é o momento exato para relaxar. Estudos realizados pelo MS apontam que a eficácia do medicamento no organismo diminui após quatro meses. Em idosos e imunossuprimidos, a diminuição da resposta do medicamento é ainda mais rápida.

“É muito importante que idosos e imunossuprimidos mantenham a vacinação em dia para permanecer com a imunidade ativa”, destacou Elizeth Gomes, gerente de Imunização da Semusa.

Moradora do bairro Nova Floresta, Luciléia Fernandes Morais, 58 anos, disse que já garantiu a terceira dose da vacina e aproveitou a ação para levar as duas netas, Emily e Emanuele, 7 e 9 anos, para tomar a primeira dose de proteção. “Eu já tomei a vacina, agora é vez delas. Eu acho importante elas tomarem porque ajuda a prevenir essa doença e digo sempre a outras pessoas que não deixem de se vacinar, só com a vacina poderemos nos proteger”, explicou.

No domingo (27), a Semusa continuará realizando a imunização da população nas comunidades de Rio Pardo, Nova Mutum, Abunã e linhas adjacentes.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook