RO: Safra de café tem estimativa de aumento de 6% na produção
A safra de café 2019, em Rondônia, deve atingir 2,09 milhões de sacas, registrando um aumento de 6% na produção em relação a safra passada
A safra de café 2019, em Rondônia, deve atingir 2,09 milhões de sacas, registrando um aumento de 6% na produção em relação a safra passada. O crescimento se deve ao incremento de 7,94% na produtividade média para a safra atual, estimada em 33,43 sacas por hectare. Se comparada com as últimas safras, a produtividade média do café, no estado, saltou de 13,20 sacas por hectare em 2013, para os atuais 33,43. Os números são do 3º levantamento da safra realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e divulgado nesta terça-feira (17).
De acordo com o estudo, esse incremento decorre do sistema de produção mais tecnificado, com a utilização de mudas clonais, irrigação, adubação, poda e colheita semi-mecanizada, além do clima bastante favorável durante todo desenvolvimento da cultura. Com relação à área plantada, o café ocupa atualmente 62.729 hectares no estado de Rondônia, com predominância da variedade Conilon. Comparado ao período anterior, houve um decréscimo de 1,8% na área de cultivo. Já o parque cafeeiro é formado por 183.233 covas, sendo 23.185 em formação e 159.418 em produção.
A cultura do café tem uma grande expressão econômica e social no estado, com o valor bruto da produção estimado, com base em dados de agosto, em R$ 721 milhões para a presente safra e conta com a participação de aproximadamente 23 mil produtores, a maioria da base familiar. Os municípios de Cacoal, São Miguel do Guaporé, Alta Floresta do Oeste, Nova Brasilãndia do Oeste, Alto Alegre dos Parecis e Ministro Adreazza respondem por mais de 60% da produção estual de café.
Dados mais específicos da região também podem ser acessados no Boletim, junto às informações da safra de café em todo o país.
Fórum apresenta palestras sobre a reforma da previdência
O evento começa nesta quinta-feira (19), às 18h30 e continua na sexta-feira (20), nos períodos da manhã e tarde
Procon promove negociação de dívidas entre consumidores, bancos, financeiras e distribuidora de energia
A Campanha acontece nesta quinta e sexta-feira (19 e 20), das 7h30 às 18h, somente na unidade do Procon da capital
Por determinação do Ministério Público e Tribunal de Contas, Sesau implanta folha de ponto eletrônica
Desta forma, com o uso dos equipamentos de fiscalização de frequência e horas trabalhadas, os servidores terão apenas que cumprir a carga horária contratual como estabelecido no edital do concurso público
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook