Rocha Filho Advogados reforça a importância da inclusão LGBTQIA+ no Dia Mundial Contra a Homofobia
Dois anos após a conquista, mais um direito foi obtido: a aprovação da Resolução 175 do Conselho Nacional de Justiça, que obriga cartórios a realizarem o casamento homoafetivo
A população LGBTQIA+ do Brasil é a que mais sofre com discriminação e preconceito em todo o mundo. Em 2019, dados do Grupo Gay da Bahia mostraram que o país registrou uma morte por homofobia a cada 23 horas.
Ao longo dos anos foram instituídos inúmeros direitos que visam combater o preconceito exposto na sociedade, como por exemplo o julgamento histórico das ações ADPF 132 e ADI 4277, que completou uma década no dia 05 de maio deste ano. Na ocasião, o Supremo Tribunal Federal reconheceu a união estável para casais do mesmo sexo.
Dois anos após a conquista, mais um direito foi obtido: a aprovação da Resolução 175 do Conselho Nacional de Justiça, que obriga cartórios a realizarem o casamento homoafetivo.
Já em 2019, por 8 votos a 3, o Supremo Tribunal Federal equiparou a homofobia ao disposto no art. 20 da Lei n. 7.716/1989, que criminaliza o racismo. A criminalização da homofobia, trouxe mais segurança para os homossexuais, mas ainda não pôs fim às ameaças e ao medo que a comunidade LGBTQIA+ enfrenta diariamente.
Dia 17 de maio é comemorado o Dia Mundial Contra a Homofobia, e para reforçar a importância da luta contra o preconceito, a data foi escolhida pelo Rocha Filho Advogados para o desenvolvimento de uma série de atividades.
Entre as ações, que estão sendo realizadas na semana que antecede o dia 17, está a produção de conteúdos informativos nas redes sociais do escritório, criados pela equipe do ‘Comitê de Diversidade’ com objetivo de orientar a população de modo geral sobre os termos corretos para se referir às pessoas LGBTQIA+. O Comitê preparou também uma cartilha que orienta empresas e trabalhadores sobre o combate à homofobia no ambiente de trabalho.
Na segunda-feira (17), data que se comemora o Dia Mundial Contra a Homofobia, será realizada uma roda de conversa no escritório sobre os direitos e a luta que envolve as pessoas LGBTQIA+, com participação do CEO do escritório, Márcio Nogueira, e dos convidados, o psicólogo Fabrício Ricardo Lopes, e o advogado e Presidente da Comissão de Diversidade Sexual e Gênero LGBTQI+ da Ordem dos Advogados do Brasil/RO, Cleverton Reikdal.
Para Márcio Nogueira, é fundamental criar iniciativas que fomentem a inclusão e o respeito no ambiente de trabalho, de modo que as práticas ensinadas sejam levadas para o dia a dia.
“Sabemos que a legislação vem evoluindo a cada dia com objetivo de incluir os homossexuais em todas as esferas da sociedade, mas não podemos deixar de ressaltar que o trabalho, assim como a escola, pode e deve ser um poderoso instrumento de conscientização e inclusão social. Ao criar ações como essa, estamos reforçando a nossa contribuição para um ambiente mais diverso, em que o talento que mais importa é o respeito às diferenças.”
Prefeitura libera práticas esportivas amadoras, com limite de até 25 pessoas por ambiente
Medida pôde ser adotada após nova flexibilização do Estado, agora regulamentada pelo município
1º Festival Rondoniana de Artes – As Mulheres na Cena é realizado em formato virtual
O Festival Rondoniana de Artes – As Mulheres na Cena enaltecerá a atuação de nossas artistas da cena, das diferentes linguagens
Semeia apresenta plano para coleta de resíduos sólidos
O objetivo da entrevista foi esclarecer para a população as adequações emergências e anunciar a licitação para a contratação da empresa que será conhecida nos próximos dias
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook