Rondônia atualiza Plano de Contingência para medidas de prevenção e controle da infecção humana pelo coronavírus
O plano está organizado em quatro eixos: Vigilância dos pontos de entrada; Vigilância em Saúde (Epidemiológica, Sanitária, do Trabalhador, e Ambiental); Assistência em Saúde; e Comunicação Social
Técnicos da Saúde e Defesa Civil se reúnem constantemente para atualizar medidas de controle à Covid-19 em Rondônia
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em conjunto com a Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa), elaborou a terceira versão do Plano de Contingência para medidas de prevenção e controle da infecção humana pelo coronavírus em Rondônia.
O documento está alinhado com o Plano de Contingência Nacional que define o nível de resposta e a estrutura de comando correspondente a cada condição de complexidade. Este plano é composto por três níveis de resposta, aos moldes do Ministério da Saúde: Alerta, Perigo Iminente e Emergência em Saúde Pública.
Rondônia está no nível 2 de resposta, o de perigo iminente, quando há confirmação de casos da doença. De acordo com a diretora da Agevisa, Ana Flora Camargo Gerhardt, em resposta a este cenário foram traçadas e ativadas novas estratégias e medidas para o enfrentamento da Covid-19.
‘‘Nosso Estado está atento para dar respostas adequadas, rápidas e efetivas ao controle da contaminação pelo coronavírus, através de um trabalho minucioso de técnicos da saúde com órgãos da administração pública’’, afirma a diretora.
As novas medidas foram traçadas pelo Comitê Interinstitucional de Prevenção, Verificação e Monitoramento dos Impactos da Covid-19. O Plano de Contingência do Estado de Rondônia está alinhado com os 52 Planos de Contingência Municipais, e, todos sofrem reajustes na medida em que se altera a situação epidemiológica nacional/estadual/municipal.
Diretora da Agevisa, Ana Flora Camargo Gerhardt, destaca trabalho técnico no enfrentamento a covid-19
O plano está organizado em quatro eixos: Vigilância dos pontos de entrada; Vigilância em Saúde (Epidemiológica, Sanitária, do Trabalhador, e Ambiental); Assistência em Saúde; e Comunicação Social. O plano tem como objetivo informar a população e normatizar as ações de prevenção, vigilância e controle na Atenção em Saúde do Estado de Rondônia em todos os níveis de complexidade e trás ainda orientações para os serviços de saúde a serem executadas frente à detecção da doença (Covid-19). Considera também as medidas de prevenção e controle que devem ser adotadas durante a assistência aos casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2).
O enfrentamento ao coronavírus em Rondônia conta ainda com a estrutura do Gabinete de Integração de Acompanhamento e Enfrentamento ao Coronavírus, que tem como membros os chefes dos Poderes e órgãos autônomos do Estado e o Sistema de Comando de Incidentes – Sala de Situação Integrada (SCI), composta por integrantes da Sesau, Agevisa e Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBM-RO).
O Plano de Contingência está disponível para acesso através da página do governo de Rondônia, que integra as informações sobre o coronavírus: www.coronavirus.ro.gov.br, na aba Notas e Planos.
Primeiro caso de Covid-19 aumenta alerta nos presídios de RO, com 13 mil presos e 2.400 agentes
Em Rondônia há um caso confirmado que ainda não havia sido atualizado na lista do Depen
As nações mais ricas, mais armadas e mais endividadas perdendo a guerra para um vírus
Temos um grande paradoxo: as nações mais rica do mundo, mais armadas e mais endividadas passam a ser recordistas de morte pelo coronavírus
Aluno de saúde com formatura antecipada não precisa atuar na covid-19
Com a nova medida não há mais bonificação para residência médica
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook