Rondônia avança na telemedicina por meio de parceria firmada entre governo estadual e consórcio coreano
Usar tecnologia de ponta para melhorar a saúde pública de Rondônia.
Governador Daniel Pereira assina termo de parceria com empresários sul coreanos parra inserir telemedicina na saúde pública do Estado
Usar tecnologia de ponta para melhorar a saúde pública de Rondônia. Essa é a proposta do governador Daniel Pereira ao assinar na manhã desta terça-feira (10) o termo de intenção de parceria com o consórcio coreano Miracle Maker. A cooperação técnica vai permitir o compartilhamento de ferramentas de telemedicina a ser implantado nos 52 municípios e incorporado ao projeto de Planificação da Atenção Básica.
‘‘Nós dificilmente teríamos condições de levar médicos especializados a todos os municípios, aliás estado nenhum da federação consegue isso, mas com uma ferramenta dessa é possível montar equipe médica em Porto Velho que atenda a todos os municípios’’, avalia o governador. O sistema de telemedicina será gradativamente inserido em todo o Estado com custo zero.
‘‘É um sistema que você pode fazer atendimentos médicos a distância, como consultas clínicas e vários exames através de equipamentos modernos’’, disse o empresário sul coreano Marcelo Lee. Ainda de acordo com ele, o consórcio vai doar equipamento para testes no governo, ajudar na certificação de produto e na introdução do sistema em todos os municípios.
A ideia, a princípio, é fazer um teste entre Porto Velho e Guajará-Mirim, sendo que na capital ficará a equipe de especialistas que darão suporte aos atendimentos médicos em Guajará-Mirim. ‘‘A Coreia do Sul tem 40% do território de Rondônia, mas possui muitas ilhas. Então eles desenvolveram essa ferramenta fantástica. Eu visitei a empresa na Coreia do Sul, inclusive me submeti a testes. É algo extremamente inovador, mas sei que assusta quem está acostumado com a medicina tradicional, mas isso é o futuro’’, avalia o governador.
PARCERIA
A solenidade de assinatura do termo de parceria ocorreu no auditório Jerônimo Santana, no Palácio Rio Madeira, e demostra o estreito relacionamento entre o governo de Rondônia com comitiva de empresários da Coreia do Sul. ‘‘Nós já estivemos por três vezes na Coreia do Sul e eles estão aqui pela terceira vez. E isso é muito importante para nós porque a Coreia precisa do que temos abundante aqui, que são os alimentos, os produtos naturais. Em contrapartida a Coreia pode nos fornecer uma ajuda fantástica em tecnologia, como por exemplo, a telemedicina’’, assegura Daniel.
Banda do Vai Quem Quer abre a sede nesta sexta
Apenas três mil camisas do bloco estarão a venda este ano.
Consumo de energia fecha 2018 com aumento de 1,1%
A Região Norte fechou o ano com queda acumulada de energia demandada à rede da ordem de 5,8%.
“Não é possível não sentir essa dor”, diz Raquel Dodge
Procuradora recomenda soluções extrajudiciais para Brumadinho.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook