Rondônia chega a 83% de pacientes curados da Covid-19 e mais nove recebem alta do Hospital de Campanha

Um dos pacientes, Antônio Gomes Pinheiro de 53 anos, hipertenso passou 35 dias internado, sendo que 19 em estado crítico

Sângela Oliveira Fotos: Ítalo Ricardo Secom - Governo de Rondônia
Publicada em 11 de agosto de 2020 às 18:30
Rondônia chega a 83% de pacientes curados da Covid-19 e mais nove recebem alta do Hospital de Campanha

Pacientes curados da Covid-19 e familiares

Mais nove pacientes graves receberam alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Campanha de Rondônia em Porto Velho. Cinco homens e quatro mulheres retornaram para seus lares no início da noite dessa segunda-feira (10).

Um dos pacientes, Antônio Gomes Pinheiro de 53 anos, hipertenso passou 35 dias internado, sendo que 19 em estado crítico. “Meu pai deu entrada na UPA da zona sul, no dia 28 de junho, foi transferido para o Cemetron, onde passou 10 dias internado, teve melhora e levado para o Hospital Santa Marcelina, onde permaneceu por mais cinco dias. O caso se agravou e foi para o Hospital de Campanha de Rondônia, onde chegou em estado crítico, foi submetido a traqueostomia, entubado, com os pulmões comprometidos. Só Deus na vida do meu pai, quando os médicos ligavam para passar o boletim era um desespero, achávamos que iríamos receber uma notícia ruim. Vivemos dias de luto, mas sempre confiante, nossa família nunca desistiu e nunca perdeu a fé. Hoje estamos aqui recebendo e levando ele para nossa casa. Agradecemos a Deus e damos méritos a essa equipe, que se dedica a salvar vidas, estamos muito felizes”, disse Jhonatan Pinheiro , filho do seu Antônio.

Nos últimos dias o número de pacientes curados da Covid-19 vem aumentado em Rondônia. São mais de 36 mil, uma taxa de 83% de casos recuperados. O percentual mostra também uma estabilidade na taxa de transmissão da doença, fato que gerou uma expectativa positiva no quadro de infecção, que tem motivado divulgação consecutiva na mídia nacional.

O Hospital de Campanha de Rondônia foi inaugurado no dia 24 de junho, pouco mais de um mês recebeu 81 pacientes, com um total de 63 altas hospitalares. Um número considerado expressivo, em meio a uma pandemia. “Pela falta de profissionais de saúde começamos com grande dificuldade. Hoje temos esse resultado positivo, diariamente damos alta hospitalar. A equipe desse hospital tem conseguido atingir metas que muitos outros grandes hospitais não estão conseguindo, isso para gente é uma vitória, apesar de termos uma equipe nova, mas que se empenha. Os profissionais de saúde que trabalham nesse setor se dedicam quase que exclusivamente para esses pacientes. Para nós e para direção da unidade, essas altas em grande quantidade de pacientes é uma vitória.  Nós temos nos  empenhado para dá uma resposta a sociedade, e essa é a resposta, e é a mais correta a ser dada”, disse o diretor clínico, Maxwendell Batista.

Antônio Gomes Pinheiro de 53 anos, junto da esposa.

Ainda de acordo com o diretor clínico do Hospital de Campanha de Rondônia, esses pacientes após alta hospitalar continuam recebendo acompanhamento médico. “A Covid é uma doença nova para todos, além disso há pacientes que apresentam algumas comorbidades. É importante frisar que todos os pacientes que estamos devolvendo aos familiares, mantemos um acompanhamento por 15 dias, onde a equipe faz um monitoramento para termos a certeza  de que tudo que fizemos realmente teve êxito”, ressaltou Maxwendell Batista. 

Dos nove pacientes, três eram suspeitos, mas que chegaram em estado grave na unidade. “Recebemos esses três pacientes, um senhor de 81 anos, e duas senhoras, uma de 62 e a outra de 67 anos, todos com suspeita de Covid. Foram direto para UTI, onde a equipe realizou três testes para detectar a doença, e graças a Deus deram negativos. Estavam com forte pneumonia, problemas respiratórios graves, fato que  acontece muito nessa época do ano devido às queimadas, mas o importante é que tiveram alta, e também retornaram aos seus lares”, disse a diretora da unidade, Sandra Petillo Cardoso.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook