Rondônia é exemplo para cafeicultores na Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte

O estande de Rondônia é um dos estandes mais visitados do evento.

Texto: Wania Ressutti Fotos: Emater-RO
Publicada em 26 de outubro de 2017 às 17:04
Rondônia é exemplo para cafeicultores na Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte

O café de Rondônia está fazendo muito sucesso na 5ª Semana Internacional do Café. O estande é um dos mais movimentados e a técnica utilizada pelos produtores rondonienses tem causado admiração por parte dos visitantes. Para o presidente da Câmara Setorial do Café, Rondônia é um exemplo para a Feira, que está sendo realizada em Belo Horizonte – MG.

A participação dos cafeicultores rondonienses na Semana Internacional do Café, realizada de 25 a 27 de outubro, na capital mineira, tem sido uma experiência sem tamanho. Para o campeão de sustentabilidade do concurso de café Concafé 2017, realizado no estado, Ronaldo Pinto da Silva, é uma honra participar desse evento. “Privilégio grande para mim e para os demais que aqui estão”, diz ele, enfatizando que o evento é de grande importância para os cafeicultores de Rondônia.

Ronaldo, que tem sua lavoura na Linha 10, Gleba 10, do município de Cacoal, conta que vai levar muita experiência do contato que fez com os cafeicultores de outros estados, tanto produtores de arábica, quanto de conilon. “Todos que foram na nossa tenda para provar o nosso café gostaram demais e ficaram admirados como produzimos esse café em Rondônia. Nós passamos alguns métodos para ele e eles ficaram abismados com a qualidade do nosso café.”

O presidente da Câmara Setorial do Café do Estado de Rondônia, Ezequiel Dias da Silva, diz que o café de Rondônia está tendo um reconhecimento muito grande do público, dos produtores que visitam a tenda, e isso é muito importante para o estado e para os produtores de Rondônia.

Para ele, a experiência que o produtor adquire um evento como esse não tem comparação, mas a experiência que Rondônia leva também não fica atrás. “A gente fica admirado com o que está acontecendo aqui. Rondônia hoje, se analisarmos direitinho, está à frente. A gente está andando na frente dos outros estados que estão aí há 100 anos produzindo café. Então, Rondônia é hoje um exemplo, inclusive para esta Feira”, anima-se o presidente.

Na tarde desta quinta-feira (26), os cafés selecionados entre os dez melhores conilon passam por degustação e podem levar o título de “The coffee of the year 2017”.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook