Rondônia e o desafio do desenvolvimento sustentável: O equilíbrio entre economia, social e meio ambiente

Acredito firmemente que o crescimento econômico não precisa, e não deve, ser sinônimo de devastação ambiental

Pedro Fernandes
Publicada em 06 de junho de 2023 às 16:53
Rondônia e o desafio do desenvolvimento sustentável: O equilíbrio entre economia, social e meio ambiente

No Dia do Meio Ambiente, é crucial abordar a importância do desenvolvimento sustentável em Rondônia, especialmente no contexto do equilíbrio entre os pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental. Como deputado estadual e presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, gostaria de compartilhar minha visão e compromisso com esse equilíbrio vital. Por isso, minha análise parte do tripé, que considero de suma importância para o progresso, que gira em torno da economia, do social e das questões ambientais.

Economia

Acredito firmemente que o crescimento econômico não precisa, e não deve, ser sinônimo de devastação ambiental. Nossa economia, particularmente a produção agropecuária, é o alicerce do bem-estar do nosso Estado e não pode ser negligenciada. Contudo, precisamos buscar modelos de produção que sejam sustentáveis e que, ao invés de esgotarem, contribuam para a regeneração dos nossos recursos naturais.

A regularização fundiária é um passo fundamental para isso. Ao garantir segurança jurídica aos produtores, incentivamos investimentos em práticas sustentáveis e, consequentemente, em um desenvolvimento econômico mais equilibrado e duradouro.

Social

No cerne do pilar social da sustentabilidade, estão os pequenos produtores rurais. Eles são essenciais para a economia local e para a manutenção das comunidades rurais de Rondônia. Políticas de apoio e investimento direto nesses produtores não só fortalecem nossa economia como promovem a justiça social e a redução das desigualdades.

Defendo, portanto, uma maior eficácia na distribuição dos recursos do Fundo da Amazônia. Os recursos desse fundo devem ser aplicados não apenas em monitoramento e fiscalização, mas, sobretudo, na recuperação de áreas degradadas e na capacitação dos pequenos produtores.

Ambiental

Finalmente, temos o pilar ambiental, cuja importância é inegável em um Estado como Rondônia, que abriga parte da maior floresta tropical do mundo. A sustentabilidade ambiental está intrinsecamente ligada aos pilares econômico e social. Sem um ambiente saudável, a economia e a sociedade sofrem.

Uma das soluções que proponho é a integração entre pecuária, lavoura e floresta. Plantando faixas de árvores nas propriedades rurais, criamos um ciclo benéfico que une a produção agrícola e pecuária à conservação ambiental.

Podemos considerar que a sustentabilidade é um processo contínuo, que exige o comprometimento e a cooperação de todos. Estamos todos no mesmo barco quando se trata de preservar o meio ambiente e promover a prosperidade socioeconômica. Juntos, podemos construir um futuro mais sustentável para Rondônia e para as próximas gerações.

* Deputado estadual Pedro Fernandes - Presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook