Rondônia implanta sistema de radiocomunicação na fronteira

O sistema P25, implantado em Rondônia, é o mesmo utilizado pelo Exército Brasileiro e agências de segurança nos Estados Unidos”, conta Luiz Olivieri, gerente de Soluções e Serviços para a Motorola no Brasil

Léia Castro e Sgt Fernado - Secom
Publicada em 23 de agosto de 2019 às 15:00
Rondônia implanta sistema de radiocomunicação na fronteira

O sistema de rádio digital, implantado nesta semana em parte da faixa de fronteira em Rondônia, foi inaugurado na cidade de Vilhena. Utilizado em mais de mil agências de segurança no mundo, o novo padrão de qualidade tecnológica, Astro P25, é criptografado, não permitindo que criminosos tenham acesso às informações da polícia. A solenidade de inauguração do sistema de rádio comunicação digital aconteceu na quarta-feira (21), no Quartel do 3º Batalhão de Polícia Militar.

“Ninguém de fora do sistema consegue codificar a mensagem transmitida pelo rádio digital. O sistema P25, implantado em Rondônia, é o mesmo utilizado pelo Exército Brasileiro e agências de segurança nos Estados Unidos”, conta Luiz Olivieri, gerente de Soluções e Serviços para a Motorola no Brasil.

O projeto amplia a área de cobertura por meio de uma rede estendida com estações fixas e duas repetidoras transportáveis, que permitem flexibilidade tática para que o sinal seja direcionado de acordo com a localidade de interesse.

O comandante do Quartel do 3º Batalhão de Polícia Militar, capitão PM Diego Batista Carvalho, fala com orgulho em receber nas instalações do quartel o Master Site, equipamento que reúne todo componente eletrônico que faz a distribuição do sinal, considerado o cérebro do sistema. “O batalhão construiu uma sala especial para abrigar o Master, responsável em distribuir as informações para as demais localidades. Antenas de aproximadamente 50 metros de altura foram instaladas para difundir o sinal. Esse sistema está funcionando de forma perfeita”.

No Brasil, quatro estados da federação já adquiriram a nova tecnologia: São Paulo, Minas Gerais, Amazonas e Maranhão. Rondônia é o quinto estado a implantar o novo sistema P25. O sistema de radiocomunicação digital, fornecido pela Motorola Solutions (NYSE: MSI), garante mais segurança, privacidade e qualidade superior de áudio, sem chiados ou risco de interferências, anulando as possibilidades de interpretação equivocada por ruídos.

Uma transmissão radiofônica entre Vilhena e Guajará foi feita pelo secretário da Sesdec para testar o sistema

Com o sistema P25, a segurança pública de Rondônia pretende eliminar a rede analógica. As mensagens de voz podem ser operadas como GPS, que indica a localização do pessoal em campo. Além disso, o sistema digital permite a comunicação integrada entre outras forças e autoridades da região. “Começamos a implantar o novo sistema em parte da fronteira. Mas temos a intenção de expandir. Quando utilizarmos em todo o estado, será possível substituir a rede analógica pela digital”, diz o secretário da Sesdec, José Hélio Cysneiro Pachá.

O Investimento de comunicação digitalizada na faixa de fronteira custou R$ 11 milhões, verba da União, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), e do Governo de Rondônia. Inicialmente, o sistema será operacionalizado na faixa de fronteira em três cidades: Vilhena, Porto Velho e Guajará-Mirim.

“O direcionamento estratégico da secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) é expandir o sistema de rádio para outros 14 municípios e, posteriormente, estender a todo eixo da BR”, informou o secretário de Segurança, José Hélio Cysneiro Pachá, lembrando que, “essa é uma da característica da gestão do coronel Marcos Rocha, de valorizar o aparelhamento, a segurança das comunicações e as condições de trabalho dos nossos policiais”.

Durante a fase de apresentação do sistema P25 foi realizada uma transmissão radiofônica entre Vilhena e Guajará-Mirim para testar no novo equipamento digital. O secretário Pachá fez o contato ilustrativo para as autoridades presentes demonstrando o sucesso da comunicação digital.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook