Rondônia sobe três posições em Ranking de Competitividade dos Estados
Educação e infraestrutura foram outros destaques do Estado no ano de 2018.
Passando de 17º para 14º, o estado de Rondônia chegou à sua melhor colocação nos últimos quatro anos na 7a edição do Ranking de Competitividade dos Estados, elaborado pelo
Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a Tendências Consultoria Integrada e a Economist Intelligence Unit.
O Ranking 2018 foi lançado na sexta-feira (14), na sede da B3, em São Paulo.
As melhoras mais significativas aconteceram nos pilares “Potencial de mercado” (de 24º para 11º), por conta do aumento da taxa de crescimento. Em “Segurança pública”, o Estado saltou de 12º para 5º colocado, devido ao aumento da segurança pessoal e de melhoria na atuação do sistema de justiça criminal. Já na avaliação de “Infraestrutura”, subiu de 13º para 6º, pela diminuição do custo da energia elétrica.
Motivado pelo aumento da taxa de atendimento do ensino infantil, o pilar “Educação” subiu quatro posições (de 18º para 14º), assim como o pilar “Eficiência da máquina pública”, no qual subiu duas posições (de 24º para 22º). Apesar de ainda estar em situação preocupante no pilar de “Sustentabilidade Ambiental” (26º), o Estado ganhou uma colocação em relação ao ano de 2017.
As quedas mais expressivas aconteceram nos pilares “Solidez fiscal”, puxada por falta de sucesso da execução orçamentária e “Capital humano”, atingindo a última posição do ranking, pelo índice de qualificação dos trabalhadores e diminuição na produtividade do trabalho. Outra queda foi no pilar “Inovação” (de 24° para 27º).
Os resultados completos do ranking estão disponíveis no site: http://www.rankingdecompetitividade.org.br/
Sobre o Ranking
O Ranking de Competitividade dos Estados é uma das principais ferramentas de avaliação da gestão pública do Brasil, e busca pautar a atuação de líderes públicos em 10 áreas-chave. Disponível em uma plataforma online, o ranking traz um diagnóstico completo das performances estaduais em 68 indicadores distribuídos entre os pilares de Sustentabilidade Ambiental, Capital Humano, Educação, Eficiência da Máquina Pública, Infraestrutura, Inovação, Potencial de Mercado, Solidez Fiscal, Segurança Pública e Sustentabilidade Social.
Sobre o CLP
O Centro de Liderança Pública é uma organização suprapartidária e sem fins lucrativos que trabalha na formação de gestores públicos para tornar o Estado brasileiro mais democrático e eficiente. Focado no desenvolvimento de lideranças e na conquista de mudanças estruturais para o desenvolvimento do País, o CLP atua com diversos setores buscando transformar o Brasil em articulação com a sociedade.
Banda do Vai Quem Quer abre a sede nesta sexta
Apenas três mil camisas do bloco estarão a venda este ano.
Consumo de energia fecha 2018 com aumento de 1,1%
A Região Norte fechou o ano com queda acumulada de energia demandada à rede da ordem de 5,8%.
“Não é possível não sentir essa dor”, diz Raquel Dodge
Procuradora recomenda soluções extrajudiciais para Brumadinho.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook