Rondônia tem a segunda menor razão de mortalidade materna da Região Norte
A razão é a segunda menor da Região Norte, atrás do Acre, que apresentou proporção de 48 mortes de parturientes a cada cem mil recém-nascidos
Em relação à mortalidade materna, a publicação mostrou que, em 2022, no estado de Rondônia, a cada cem mil bebês nascidos vivos, 52 mulheres morreram em decorrência de problemas na gravidez ou no parto. A razão é a segunda menor da Região Norte, atrás do Acre, que apresentou proporção de 48 mortes de parturientes a cada cem mil recém-nascidos.
Entre todas as Unidades Federativas, Roraima apresentou a maior razão de mortalidade materna: 160 mortes de mulheres a cada cem mil nascidos vivos. Já o estado de Santa Catarina, registrou a menor taxa: 31.
Sobre mortalidade de crianças com menos de cinco anos, a pesquisa demonstra que, normalmente, a proporção de mortes entre os meninos é maior do que entre as meninas. Em 2022, em Rondônia, a cada mil meninos nascidos vivos, 16 morreram antes de completar cinco anos. Entre as meninas, a taxa foi de 12 mortes a cada mil nascidas vivas.
A publicação demonstra ainda que Rondônia teve a segunda menor taxa brasileira de mortalidade de pessoas com idades entre 30 e 69 anos devido a doenças cardiovasculares, câncer, diabetes ou doenças respiratórias crônicas. Em 2022, no estado, o índice foi de 12,7%, atrás do Distrito Federal (10,4%). A maior taxa foi em Alagoas (16,7%). Já o índice do país foi de 14,4%.
Considerando o gênero, verifica-se que as mulheres têm menor probabilidade de morte que os homens por esses tipos de doença. Enquanto a taxa rondoniense entre elas foi de 10,7%, entre eles foi de 14,7%.
Presença feminina é estratégica para o setor de Petróleo e Gás
Conheça a história de mulheres que atuam no Grupo Atem e estão abrindo caminhos em prol da igualdade de gênero
Rondônia teve a maior proporção brasileira de casamento com mulheres menores de idade
No estado, em 6,1% das uniões matrimoniais (746 casamentos), a mulher era menor de idade
Rondônia tem a terceira menor proporção de mulheres como parlamentares municipais
Em relação ao percentual de prefeitas rondonienses, ele é parecido com o de vereadoras. Dos 52 municípios, apenas seis são comandados por mulheres (11,5%)
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook