Saiba mais sobre a zoonose viral monkeypox

Doença teve aumento de casos em 2022 e preocupa pessoas. Entenda mais sobre a doença e como se proteger

Da redação/Foto: Divulgação
Publicada em 22 de setembro de 2022 às 11:21
Saiba mais sobre a zoonose viral monkeypox

A doença teve explosão de casos em 2022 e causou receio por conta de seus sintomas e lesões de pele características. Uma das habilidades médicas mais necessárias nesse período foi exatamente a detecção rápida dos sintomas.

Entenda mais sobre essa doença e saiba como evitar a contaminação.

O que é a varíola dos macacos?

A varíola dos macacos é uma doença do tipo zoonose viral, ou seja, é causada por um vírus que foi transmitido de animais para seres humanos. Também é chamada de monkeypox, seu nome oficial fora do Brasil e também o nome do vírus causador.

Esse vírus pertence ao gênero Orthopoxvirus e à família Poxviridae, igual ao vírus da varíola comum. A doença em si também é muito semelhante à varíola comum. Leva o nome de “dos macacos”, pois sua transmissão ocorreu, primariamente, de macacos para seres humanos. Além disso, outros animais, como roedores, também podem transmitir o vírus.

Onde e quando surgiu o primeiro caso?

Apesar do aumento de casos em 2022, essa doença não é nova. O primeiro caso de macacos infectados com o vírus foi registrado em 1958, em um laboratório na Dinamarca. No entanto, depois descobriu-se que esses macacos, na verdade, foram infectados primeiro por roedores da África Central, onde viviam.

O primeiro caso de um ser humano infectado com o vírus monkeypox foi registrado em 1970, em um menino de 9 anos, na República do Congo. A principal causa indicada foi por contato ou ingestão de roedores contaminados.

De maneira geral, a doença foi sendo controlada, com alguns surtos esporádicos em todo o mundo, principalmente no continente africano. Em 2022, houve um aumento muito grande dos casos, chegando a 27 mil infecções em menos de 4 meses e em todos os continentes, o que gerou preocupação.

Como é transmitida a varíola dos macacos?

A varíola dos macacos é transmitida a partir do contato com pessoas contaminadas, principalmente. Ou seja, de pessoa para pessoa, e não apenas pelo contato com animais. Por isso o aumento dos casos em todo o mundo.

As principais maneiras de infecção são contato com secreções respiratórias (tosse, espirro ou fala), contato com as lesões (que a doença causa na pele) e contato com os itens dessa pessoa que está contaminada.

Dessa forma, é preciso evitar o contato com pessoas contaminadas o máximo possível, bem como com seus itens. Pessoas infectadas precisam ficar isoladas até o fim dos seus sintomas.

Quais são os sintomas da varíola dos macacos?

Os principais sintomas de varíola dos macacos são bastante semelhantes à varíola comum e outras doenças virais. Por isso, é preciso estar atento principalmente ao aparecimento de lesões na pele, que são características dessa doença.

Os sinais de varíola dos macacos são:

  • febre alta;
  • mal-estar no corpo;
  • dor de cabeça;
  • dor de garganta;
  • dor nos gânglios do pescoço, axilas e virilhas;
  • lesões na pele, em todo o corpo, principalmente na cabeça, nariz, testa, mão, pé e regiões genitais.

Para detectar a infecção pelo vírus monkeypox, é preciso fazer um exame PCR, assim como o de Covid-19. No entanto, como as lesões na pele são muito características, muitas vezes o exame é dispensado.

 Após o aparecimento dos sintomas, a pessoa já precisa tomar os devidos cuidados, como usar máscaras e evitar contato próximo. Com as lesões, o ideal é se isolar por cerca de 10 dias.

Varíola dos macacos tem cura? Mata?

A varíola dos macacos é uma doença que tem cura e registra baixa taxa de mortalidade. Em 2022, mesmo com o aumento dos casos, foram computados em todo o mundo 9 mortes, mostrando baixa chance de morte ao ser infectado.

Os sintomas da varíola dos macacos também somem depois de cerca de 21 dias, porém as lesões precisam estar totalmente cicatrizadas para garantir que não causem contaminação. Depois, ficam as cicatrizes.

Como se prevenir da varíola dos macacos?

A melhor maneira de evitar a infecção da doença é evitar o contato próximo com as pessoas contaminadas e seus objetos pessoais. Em caso de suspeita, também é indicado o uso de máscaras e a higienização frequente das mãos.

Outro ponto importante é a vacinação: a vacina da varíola comum também protege contra o vírus monkeypox, por isso, quando houver campanhas, busque um posto de saúde para se vacinar.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook