Sancionada a Lei que cria o Dia Municipal da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

A data é importante para que as mulheres negras sejam reconhecidas como parte da história da capital

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
Publicada em 21 de julho de 2021 às 17:37

O dia 25 de julho agora faz parte do calendário oficial de datas comemorativasO dia 25 de julho agora faz parte do calendário oficial de datas comemorativas

Em breve cerimônia, o prefeito Hildon Chaves sancionou a Lei Nº 2.833, que instituiu o Dia Municipal da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. O dia 25 de julho agora faz parte do calendário oficial de datas comemorativas. A solenidade aconteceu no espaço do Mercado Cultural, na Travessa Manelão.

A instituição do dia oficial da mulher negra, latino-americana e caribenha no município configura o reconhecimento da participação feminina e da negritude na constituição da cidade, que iniciou durante a construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM). Elas também tiveram papel importante como educadoras.

Segundo o prefeito, é preciso iniciar um trabalho de sensibilização desde os primeiros anos escolares, por ser a fase em que se pode formar e interferir de forma positiva no caráter de meninos e meninas. “Não basta ter a Lei. Temos de agir para resgatar a nossa história”, disse Hildon Chaves.

De acordo com a secretária adjunta da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), Joelna Holder, a partir de agora, haverá uma nova leitura sobre a história local.

Prefeito disse que é preciso iniciar um trabalho de sensibilizaçãoPrefeito disse que é preciso iniciar um trabalho de sensibilização

“Esta é uma oportunidade que temos para discutir ações efetivas e oferecer às mulheres, não somente às negras, uma discussão sobre a importância do papel de cada uma na sociedade”, disse.

EVENTO

Em comemoração à data, haverá, no Mercado Cultural, uma programação com o tema “Afroantilhanas do Madeira: Pioneiras na Arte de Educar”, com exposição fotográfica, mostra cultural, palestras e Feira das Mulheres Empreendedoras. O evento ocorre de 21 a 25 de julho.

Participaram da cerimônia a reitora da Universidade Federal de Rondônia, Marcele Regina Nogueira Pereira, a secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), Glayce Barros, a secretária-adjunta de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), Liana Lima, o superintendente municipal de Integração e Desenvolvimento Distrital (SMD), Vinicius Miguel, e o presidente da Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural), Márcio Miranda.

Texto: Etiene Gonçalves
Foto: Emílio Tiago

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook