Santo Antônio Energia reafirma parceria com a Unir

Acordo de cooperação será firmado entre a Usina e a Universidade

Assessoria
Publicada em 13 de outubro de 2021 às 17:36
Santo Antônio Energia reafirma parceria com a Unir

O presidente da Santo Antônio Energia, Daniel Faria Costa, em nova passagem por Porto Velho na última semana, fez questão de fazer uma visita à Universidade Federal de Rondônia (Unir) para um encontro com a reitora, Marcele Pereira. Na reunião, foi acertado o desenho de um acordo de cooperação entre ambas as partes, para que possam atuar em projetos conjuntos, utilizando o conhecimento e as estruturas técnicas e físicas da universidade e da usina.

“Temos muitas iniciativas sociais e ambientais sendo entregues para a comunidade e acreditamos que a universidade pode apoiar nas etapas seguintes, disseminando conhecimento dos seus profissionais e alunos para desenvolver as comunidades e as preparando para uma gestão com mais autonomia. De outro lado, nossa usina tem laboratórios e uma capacidade técnica que podem servir de experimentação e estágio para vários alunos da universidade. A Unir e a Santo Antônio querem estar juntas no desenvolvimento da região”, afirma Daniel Costa, presidente da Santo Antônio Energia.

A empresa sempre foi parceira da Unir. No início desde ano, a companhia entregou para a universidade todo o acervo arqueológico encontrado durante a implantação da hidrelétrica, o que representou cerca de 300 mil artefatos como vasos de cerâmica, instrumentos e adornos produzidos por indígenas e peças da época da instalação da ferrovia Madeira-Mamoré. Todo este material foi acomodado no novo prédio da Reserva Técnica da universidade, cujo projeto de engenharia foi elaborado pela companhia. Também foi repassado para a universidade o material paleontológico resgatado durante a formação do reservatório da usina.

"Os interesses e o potencial da parceria entre a Unir e a Santo Antônio Energia são muitos, especialmente por reconhecermos o interesse em fortalecer as pautas sociais e a defesa conjunta na produção de conhecimentos científicos. E isso se aplica também a atuação junto às populações ribeirinhas, quilombolas e indígenas, de modo a reduzir distâncias e ampliar as inúmeras ações de compensação já implementadas. Por isso agradecemos a visita dos diretores da Santo Antônio Energia, e pela oportunidade de seguirmos avançando nesta ações", afirma Marcele Pereira, reitora da Universidade.

A parceria da Santo Antônio Energia com a Unir existe desde a época de implantação da usina. Foi a empresa que lançou os três volumes do livro Peixes do Rio Madeira com a impressionante diversidade de peixes do principal afluente do Amazonas, resultado de uma pesquisa da universidade. Os prédios que abrigam a coleção ictiológica da Unir e o herbário também foram construídos pela companhia.

“A Santo Antônio Energia sempre acreditou em projetos em parceria com entidades de ensino e está com um olhar cada vez mais voltado para inovação. Por isso, queremos retomar projetos em conjunto com a universidade. Estreitar ainda mais esta parceria, que sempre foi importante para nós, é um dos nossos maiores desejos”, afirma Daniel Costa.

Além dos investimentos em benefício da instituição de ensino, a Santo Antônio Energia já aplicou em Rondônia cerca de R$ 2 bilhões em Sustentabilidade, desde o início de construção da hidrelétrica, em 2008.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook