Santo Antônio Energia reafirma parceria com a Unir
Acordo de cooperação será firmado entre a Usina e a Universidade
O presidente da Santo Antônio Energia, Daniel Faria Costa, em nova passagem por Porto Velho na última semana, fez questão de fazer uma visita à Universidade Federal de Rondônia (Unir) para um encontro com a reitora, Marcele Pereira. Na reunião, foi acertado o desenho de um acordo de cooperação entre ambas as partes, para que possam atuar em projetos conjuntos, utilizando o conhecimento e as estruturas técnicas e físicas da universidade e da usina.
“Temos muitas iniciativas sociais e ambientais sendo entregues para a comunidade e acreditamos que a universidade pode apoiar nas etapas seguintes, disseminando conhecimento dos seus profissionais e alunos para desenvolver as comunidades e as preparando para uma gestão com mais autonomia. De outro lado, nossa usina tem laboratórios e uma capacidade técnica que podem servir de experimentação e estágio para vários alunos da universidade. A Unir e a Santo Antônio querem estar juntas no desenvolvimento da região”, afirma Daniel Costa, presidente da Santo Antônio Energia.
A empresa sempre foi parceira da Unir. No início desde ano, a companhia entregou para a universidade todo o acervo arqueológico encontrado durante a implantação da hidrelétrica, o que representou cerca de 300 mil artefatos como vasos de cerâmica, instrumentos e adornos produzidos por indígenas e peças da época da instalação da ferrovia Madeira-Mamoré. Todo este material foi acomodado no novo prédio da Reserva Técnica da universidade, cujo projeto de engenharia foi elaborado pela companhia. Também foi repassado para a universidade o material paleontológico resgatado durante a formação do reservatório da usina.
"Os interesses e o potencial da parceria entre a Unir e a Santo Antônio Energia são muitos, especialmente por reconhecermos o interesse em fortalecer as pautas sociais e a defesa conjunta na produção de conhecimentos científicos. E isso se aplica também a atuação junto às populações ribeirinhas, quilombolas e indígenas, de modo a reduzir distâncias e ampliar as inúmeras ações de compensação já implementadas. Por isso agradecemos a visita dos diretores da Santo Antônio Energia, e pela oportunidade de seguirmos avançando nesta ações", afirma Marcele Pereira, reitora da Universidade.
A parceria da Santo Antônio Energia com a Unir existe desde a época de implantação da usina. Foi a empresa que lançou os três volumes do livro Peixes do Rio Madeira com a impressionante diversidade de peixes do principal afluente do Amazonas, resultado de uma pesquisa da universidade. Os prédios que abrigam a coleção ictiológica da Unir e o herbário também foram construídos pela companhia.
“A Santo Antônio Energia sempre acreditou em projetos em parceria com entidades de ensino e está com um olhar cada vez mais voltado para inovação. Por isso, queremos retomar projetos em conjunto com a universidade. Estreitar ainda mais esta parceria, que sempre foi importante para nós, é um dos nossos maiores desejos”, afirma Daniel Costa.
Além dos investimentos em benefício da instituição de ensino, a Santo Antônio Energia já aplicou em Rondônia cerca de R$ 2 bilhões em Sustentabilidade, desde o início de construção da hidrelétrica, em 2008.
Fato inédito na eleição da OAB/RO, Movimento Juntos Pela Advocacia tem maioria feminina e presença de jovem na chapa principal
Com três advogadas na Diretoria Executiva, uma delas da jovem advocacia, Márcio Nogueira cumpre promessa de campanha na disputa pela Ordem dos Advogados do Brasil no estado
Espetáculo cênico-musical marca lançamento do 1º álbum da cantora rondoniense Gabriê
Show Até Onde Eu Posso Chegar será realizado no Teatro Palácio das Artes, com entrada gratuita, em Porto Velho
População de Porto Velho deve comparecer nos pontos de imunização para receber a vacina contra a covid-19
Pontos de vacinação registram a baixa procura por imunização para público mais jovem, a partir dos 12 anos
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook