Saúde mental do idoso é tema de ação na Unidade de Saúde Caladinho

Programação teve foco na prevenção e promoção da saúde e o envelhecimento ativo da terceira idade

Texto: Semusa Foto: Semusa
Publicada em 28 de setembro de 2023 às 16:49
Saúde mental do idoso é tema de ação na Unidade de Saúde Caladinho

Ação abordou a saúde metal do idoso e envelhecimento ativo na terceira idadeAção abordou a saúde metal do idoso e envelhecimento ativo na terceira idade

Cerca de 40 idosos foram atendidos durante o projeto “Envelhecer Feliz”, realizado na Escola Tancredo Neves, por alunos de medicina do Centro Universitário Aparício Carvalho (Fimca), em parceria com a Unidade de Saúde da Família Caladinho. A ação abordou a saúde mental do idoso, com foco na prevenção e promoção da saúde e o envelhecimento ativo da terceira idade.

Publicidade

Durante o evento, os participantes foram orientados sobre a importância de manter uma rotina saudável e os benefícios do cuidado com a saúde mental. A programação também reuniu meditação, palestras educativas, aferição de pressão arterial e glicemia, renovação de receitas, sorteios e o preenchimento da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa.

Em processo de luto há cerca de um mês, o aposentado Leonel Aquino de Souza, de 72 anos, declarou que o momento de interação serviu como forma de se distrair e cuidar da saúde. O idoso chegou na escola logo cedo, fez teste de glicemia, aferiu a pressão arterial e aproveitou para renovar uma receita médica.

De luto há um mês, Leonel disse que o momento serviu também para distrairDe luto há um mês, Leonel disse que o momento serviu também para distrair

“Eu gostei de vir pra cá hoje, porque eu tô com sentimento de uma morte aqui. Há um mês o meu filho faleceu, e vir aqui foi muito bom, acabou sendo uma forma de me distrair também. As pessoas foram gentis. Um pessoal que atende a gente direito, sabe? Conversa, explica tudo direitinho. Isso faz diferença, né? Eu não tenho nada a reclamar, só tenho que ficar feliz, porque nós precisamos desse tipo de trabalho, para ajudar a população", declarou o aposentado.

A médica e preceptora da Fimca, Paula Grabner, explicou que a ação teve como foco a saúde mental do idoso em alusão ao setembro amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio, e permitiu que os idosos fossem melhor acompanhados, já que durante a atividade foi possível observar o histórico do paciente e suas condições de saúde, informações que estão reunidas na Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa.Atividades corroboram para que população tenha suporte integral por parte dos profissionais de saúdeAtividades corroboram para que população tenha suporte integral por parte dos profissionais de saúde

“Esse é um projeto da faculdade em associação com a Unidade de Saúde do Caladinho, e o mais importante disso aqui é que a gente consegue fazer um mutirão de preenchimento da caderneta, para identificar qual o idoso vulnerável, quem mais precisa de atenção e, juntamente com os internos, orientar os pacientes mais necessitados a agendar uma consulta e levar a caderneta do idoso. É importante informar esses pacientes e fazer o acompanhamento. Quando fazemos esses mutirões, conseguimos abranger mais pacientes do que no consultório, e de forma única”, destacou.

Ferreira Morais, gerente da USF Caladinho, destacou que a programação faz parte do calendário de saúde da unidade, e que essas atividades educativas são uma forma de fazer com que a população tenha suporte integral por parte dos profissionais de saúde.

“Nós aproveitamos o momento de interação com os pacientes para estabelecer uma relação de cuidado que vai além da unidade de saúde. Esse momento de interação e contato é primordial para que a população seja melhor acompanhada, especialmente as pessoas idosas, que são tão vulneráveis e precisam de maior atenção”, compartilhou.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook