Score de crédito: o que é e como aumentar o seu

A pontuação, que indica a capacidade do consumidor em pagar suas dívidas, deve ser consultada periodicamente

Da redação
Publicada em 30 de abril de 2021 às 13:53
Score de crédito: o que é e como aumentar o seu

Quem já teve crédito negado sabe como a situação é constrangedora. Mas o banco não toma essa decisão do nada: para saber a capacidade de um indivíduo de pagar dívidas, ele consulta seu score de crédito, uma pontuação fundamental tanto para empresas quanto para o consumidor.

O que muita gente não sabe é do direito de consultar seu score de crédito gratuitamente. Ele é importante porque também funciona como um indicador da saúde financeira do consumidor. Veja como consultar e manter a pontuação sempre alta.

O que é score de crédito

É uma pontuação que vai de 0 a 1000 e indica a probabilidade de um consumidor pagar uma dívida. Quanto menor a pontuação, mais chances aquele indivíduo tem de ficar devendo. 

Antes de ceder um cartão, as instituições financeiras consultam birôs de crédito para saber a pontuação de um consumidor. Quando alta, não há problemas: o limite de crédito cedido pode ser até bem alto e, com o tempo, também tende a aumentar.

Mas se o valor do score estiver abaixo de 500, provavelmente o consumidor não conseguirá o cartão. Isso é muito prejudicial, já que pode atrapalhar em momentos emergenciais em que ter crédito disponível seria muito útil.

Além disso, o score baixo impede de conseguir empréstimos e financiamentos. Portanto, saber como anda a pontuação é sempre útil.

Como consultar o score de crédito

Há uma série de sites que permitem ao consumidor consultar sua pontuação.  É só procurar pelo birô de crédito de sua preferência e fazer o cadastro. No geral, o consumidor precisa deixar dados pessoais, como nome completo, data de nascimento e CPF. 

A consulta de CPF é gratuita. Embora alguns serviços possam ser pagos, a consulta do score de crédito sempre deverá ser feita sem a exigência de pagamento.

Como aumentar o score de crédito

Ter um score alto é sempre útil ao consumidor. Com uma boa pontuação, é possível conseguir crédito, empréstimos e financiamentos com muito mais facilidade. Veja como melhorá-lo:

Quitar dívidas

Ter e manter o nome limpo ajuda consideravelmente a aumentar o score de crédito. Quanto mais tempo a dívida demora a ser paga, menor fica a pontuação do consumidor. 

Muitos consumidores esperam a dívida “caducar”, ou seja, sumir dos birôs de crédito. Isso não significa, no entanto, que ela não vai afetar consideravelmente a sua pontuação. Afinal, para um débito desaparecer do registro, o prazo médio é de cinco anos. É um bom tempo afetando a pontuação.

Quando o consumidor se propõe a fazer o acordo, muitas empresas já garantem a retirada da dívida nos birôs de crédito assim que a primeira parcela do pagamento é feita, o que faz o score de crédito aumentar em pouco tempo. A partir daí, basta pagar as próximas parcelas em dia.

Refinanciamento imobiliário

Dependendo do tamanho da dívida, pode ser muito complicado para o consumidor quitá-la. E quando os juros são altos, então, ela acaba virando uma bola de neve.

Uma possibilidade para conseguir o dinheiro e não se enrolar no pagamento das parcelas é fazendo o refinanciamento imobiliário, ou seja, a pessoa pede um empréstimo e usa um bem para garantir que o pagamento será feito.

Para o consumidor, é uma forma muito vantajosa para quitar dívidas — tanto que grande parte dos adeptos usa o dinheiro emprestado para limpar o nome. Além disso, os juros costumam ser baixos quando comparados a outros tipos de empréstimo: a partir de 1,05% ao mês + correção pelo IGP-M no refinanciamento do imóvel.

Pagamento em dia

Como visto, o score de crédito é uma mensuração sobre a capacidade do consumidor de pagar suas dívidas e não dar calote. Quando ele atrasa um pagamento de conta, isso funciona como um  sinal de alerta de que aquela dívida pode não ser paga.

No entanto, quando ele paga constantemente em dia ou até adianta a parcela de um financiamento, por exemplo, a pontuação sobe.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook