Sebrae e Fiero debatem com prefeitos potencial dos microempresários
Administradores públicos conhecem as principais necessidades e potencialidades de cada município.
O Sebrae, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), realizou nessa segunda (08), no auditório do Sebrae em Porto Velho, um encontro com prefeitos da região. O objetivo foi trocar experiências entre as administrações e também conhecer as principais necessidades e potencialidades de cada município, para melhorar o ambiente de negócios e impulsionar cada vez mais os moradores dessas cidades.
“Ao mesmo tempo em que Rondônia se encontra levemente descolado da crise, já que é um estado que tem equilíbrio fiscal e seus compromissos honrados, oportuniza uma série de coisas, e uma delas é ajudar os municípios onde os serviços são efetivamente entregues, onde os negócios acontecem, para que a gente consiga recuperar a economia e alavancar os negócios”, diz Marcelo Thomé, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RO.
Já para o prefeito da capital do estado, Hildon Chaves, o estímulo aos donos de pequenos negócios e autônomos é um desafio muito parecido em todas as cidades. “As prefeituras também precisam ser um motor de desenvolvimento regional. Quando se fala de desenvolvimento, não se pode falar de desenvolvimento de apenas um município, mas os municípios no entorno devem participar, também têm que evoluir. Não há como se desenvolver sozinho, mas com um prefeito ajudando o outro e eu entendo que esse é o melhor caminho”, afirma.
O prefeito Luiz Ikenohuchi, de Candeias do Jamari, cidade vizinha da capital, destacou durante a reunião o grande potencial turístico da cidade, que conta com muitos balneários. Ele destacou ainda a necessidade da mão de obra técnica. “O Sebrae está apto e pode nos ajudar a capacitar o microempreendedor do nosso município. É uma via de mão dupla, não basta a população correr atrás, o município tem que dar oportunidades, tem que possibilitar essa troca de experiência, esse apoio ao microempreendedor. Não adianta só a gente cobrar, também tem que dar oportunidades, e é isso que faz a gente movimentar mais a economia local no nosso município”, esclarece.
Segundo o prefeito do município de Nova Mamoré, Claudionor Rocha, uma das ações de parceria entre o Sebrae e a prefeitura já está sendo realizada com sucesso. A Sala do Empreendedor, localizada no prédio da prefeitura, já realiza atendimentos e orientações, além de oferecer um programa que estimula o ensino do empreendedorismo aos jovens, orientando-os desde cedo sobre a melhor maneira de colocar suas ideias em prática.
Cada prefeito teve cerca de vinte minutos para expor a realidade da sua cidade e destacar os principais pontos de economia e seus potenciais, para que todos pudessem debater, aconselhar e elaborar possíveis ações em parceria com o Sebrae para ajudar ainda mais os microempreendedores do estado de Rondônia.
Para mais informações sobre essa e outras ações do Sebrae em Rondônia, acesse o site sebrae.ro ou ligue 0800 570 0800.
Consumo de energia fecha 2018 com aumento de 1,1%
A Região Norte fechou o ano com queda acumulada de energia demandada à rede da ordem de 5,8%.
“Não é possível não sentir essa dor”, diz Raquel Dodge
Procuradora recomenda soluções extrajudiciais para Brumadinho.
Acordo de R$ 5 milhões na Justiça do Trabalho garante a entrega de ambulâncias a municípios de Rondônia
Na ocasião, a Secretaria Municipal de Saúde local ressaltou a doação das oito ambulâncias que dobra a frota existente na região da Zona da Mata.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook