Secretaria de Meio Ambiente arboriza avenidas com mudas de ipê e oiti

Projeto de descarte de espécies invasoras, com reposição de árvores adequadas para zona urbana foi iniciado em 2019

Semcom
Publicada em 15 de janeiro de 2020 às 09:09
Secretaria de Meio Ambiente arboriza avenidas com mudas de ipê e oiti

Servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) entraram 2020 trabalhando na execução do projeto de arborização e reposição de árvores cortadas das principais avenidas de Vilhena, onde, nessa etapa, serão plantadas mais de 100 mudas de ipês e oitis.

Na avenida Paraná já foram plantadas 36 mudas em parceria com a Secretaria Municipal de Obras (Semosp). E ainda ao longo desta semana a Semma plantará outras 100 mudas na avenida Presidente Nasser. Além disso, os servidores municipais também estão plantando flores nos canteiros centrais dessas duas avenidas.

A secretária da Semma, Marcela de Almeida, informou que a avenida Paraná também será beneficiada com o projeto de reposição de mudas onde foi necessário cortar árvores inadequadas para a arborização urbana. A secretária destaca que este processo colabora com a beleza do município. “Além de deixar a cidade mais bonita, a reposição de espécies invasoras por plantas próprias para a cidade propicia também a melhora do clima. É um trabalho cuidadoso, que vem sendo feito de forma planejada pela atual administração”, diz.

CONSCIENTIZAÇÃO – A secretária pede que a população ajude a cuidar das mudas recém-plantadas ao longo das avenidas. “Não vamos deixar que vândalos as arranquem. Se a gente conseguir fazer esse trabalho coletivo com os vilhenenses, em breve as árvores estarão floridas, deixando nossa cidade  ainda mais bela. E se cada um plantar uma muda em frente à sua residência, além de ganhar uma sombra, vai melhorar nosso microclima." Marcela orienta que agora com chuvas é o período ideal para o plantio, pois as árvores crescem mais fortes.

RETIRADA DE ÁRVORES – Em junho do ano passado, uma grande operação da Semma e Semosp retirou das principais vias da cidade algumas árvores, em especial as da espécie Ficus benjamin, por vários  motivos técnicos, entre eles, grande quantidade de galhos podres, espécie prejudicial, ameaça à rede elétrica, assim como à rede de encanamentos e iluminação pública, além de obstrução do trânsito e danificação de calçadas. A matéria completa, pode ser relembrada neste link: http://bit.ly/retiradaespecies.

Comentários

  • 1
    image
    MUNÍCIPE 16/01/2020

    O PREFEITO DE VILHENA USOU MAIS A CABEÇA, ENTÃO, PREFERIU RETIRAR AS ÁRVORES QUE DAVAM PROBLEMA E ARBORIZAR COM OITIZEIROS E IPÊS, ENQUANTO QUE O DE MÉDICI, PREFERIU DERRUBAR MESMO OS OITIZEIROS E PLANTAR IPÊS , UMA LÁSTIMA. AGORA O DESCONFORTO COM O SOL E O CALOR AUMENTOU MAIS AINDA

  • 2
    image
    MUNÍCIPE 16/01/2020

    A SÍNDROME DO "CORTA-ARVORE", PELO VISTO ,ALÉM DE ATINGIR O PREFEITO DE MÉDICI, TAMBÉM AFETOU O DE VILHENA , FOI? POIS É, O PREFEITO DE MÉDICI CORTOU TODAS AS ÁRVORES , OITIZEIROS QUE DÃO MAIS SOMBRA NUM ESTADO DE MARTE , COMO O DE RONDÔNIA, QUE ORNAVA A ENTRADA DA CIDADE DE PRESIDENTE MÉDICI HÁ ANOS PARA TROCAR PO IPÊS, QUE NÃO DÃO SOMBRA, SÓ EMBELEZA, NA FLORADA, QUE É BONITO, MAS.....AO CONTRÁRIO DO PARANÁ QUE JÁ É UM LUGAR FRIO POR NATUREZA CAI MUITO BEM, MAS AQUI NESSE INFERNO DE QUEIMADAS, SOL DE RACHAR, MUITA POEIRA, ETC...CAI MELHOR OS OITIZEIROS MESMO.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook