Secretários municipais discutem políticas públicas para agricultura familiar
O conselho é presidido pelo secretário Municipal da Agricultura de Porto Velho, Francisco Evaldo de Lima.
O encontro dos secretários municipais de agricultura do Estado de Rondônia aconteceu na sexta-feira, 27, no salão nobre do auditório Jerônimo Santana, no Palácio Rio Pacaás Novos, em Porto Velho.
A reunião foi realizado pelo Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Agricultura do Estado de Rondônia (Consemagri), cujo presidente é o subsecretário Municipal Agricultura e Abastecimento de Porto Velho Francisco Evaldo de Lima.
Os secretários dos municípios discutiram assuntos relacionados ao fortalecimento das ações na agricultura no estado. Para o presidente do conselho Francisco Evaldo, essas políticas públicas precisam chegar até os municípios.
“Nos temos políticas públicas diversificadas para atender aos produtores, a exemplo da cafeicultura, cadeia produtiva do leite e gado de corte. São vários programas e projetos voltados para agricultura familiar, e nessa reunião foi discutido com todos os secretários os detalhes de como aplicar essas políticas públicas”, declarou Evaldo.
De acordo com Antônio Figueiredo de Lima Filho, que representou o prefeito de Porto Velho Hildon Chaves, aadministração municipal tem fortalecido o setor primário. “O prefeito tem a plena consciência de que sem a agricultura não há progresso, por isso ele tem dado todo apoio as ações executadas pela Semagric. Esse é o caminho que todos nós vislumbramos para alcançar o desenvolvimento da capital”, frisou o titular da pasta.
De acordo com secretário de Agricultura do Estado, José Paulo Gonçalves, a Seagri tem feito trabalhos com os produtores. “Estamos executando programas voltados principalmente para o setor produtivo da agricultura familiar. As ações são feitas pela Emater e outras secretarias”, disse.
De acordo com o secretário da Semagric, o agricultor recebe calcário, mudas, sementes e máquinas agrícolas. “Procuramos também fortalecer cada vez mais as agroindústrias no estado. Esses são programas e projetos específicos que são desenvolvidos pelos secretários municipais”, disse José Paulo.
O conselho auxilia o caminho que os produtores rurais devem seguir para continuarem investindo na agricultura familiar, considerada a grande força dos municípios. Estiveram presentes representantes de sindicatos rurais, Feperon/Senar, representantes de órgãos ligados à agricultura, como Embrapa, Emater, Banco do Brasil, Sicoob, Basa e Caixa Econômica.
Banda do Vai Quem Quer abre a sede nesta sexta
Apenas três mil camisas do bloco estarão a venda este ano.
Consumo de energia fecha 2018 com aumento de 1,1%
A Região Norte fechou o ano com queda acumulada de energia demandada à rede da ordem de 5,8%.
“Não é possível não sentir essa dor”, diz Raquel Dodge
Procuradora recomenda soluções extrajudiciais para Brumadinho.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook