Sedam reforça a atenção da população do Estado quanto ao fim do Período de Defeso
A Sedam, através da Portaria Nº 146/2020, faz o alerta a população sobre o fim do Período de Defeso, chega ao fim no dia 15 de março em todo o Estado
Com o fim do Período de Defeso, a pesca de algumas espécies de peixe volta a ser liberada
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam, por meio da Portaria nº 146/2020, faz a orientação à população sobre o fim do Período de Defeso, que teve início no dia 1° de outubro de 2022, chegando ao fim no dia 15 de março, em todo o Estado. Com o término deste período, a pesca das espécies que eram proibidas, volta à atividade legal.
Com o fim do período de defeso, as espécies: Pescada, Surubim, Caparari, Pirapitinga, Jatuarana, Dourada, Filhote e Pirarara, bem como todas as espécies de peixe, nos berçários e afluentes da bacia hidrográfica do rio Guaporé, voltam a ser autorizadas, sendo possível realizar a captura e transporte de pescado de até cinco quilos de peixes ou um exemplar, por semana, desde que licenciados ou dispensados de licença. De acordo com o gerente de pesca da Sedam, João Batista Furtado Cordeiro, a pesca do Tambaqui está proibida até o próximo dia 31 de março, e a do pirarucu, até 30 de abril.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha destaca a importância da Sedam na fiscalização durante todo o período de defeso. “Este período é um momento em que requer atenção dobrada das autoridades, e a Sedam demonstra este comprometimento”, finalizou.
O controle e fiscalização são realizados pela Coordenadoria de Proteção Ambiental da Sedam – Copam. Quem desrespeitar a legislação durante o período do defeso, será penalizado com multas que podem variar de R$ 700 a R$ 100 mil. A punição também prevê a apreensão do material usado na atividade.
PERÍODO DE DEFESO
Este período acontece durante a fase de reprodução e crescimento das espécies de pescado, para que estas possam perpetuar e equilibrar os estoques para os meses seguintes. Portanto, durante o defeso, a prática da pesca é proibida. É importante salientar que durante o defeso, pescadores recebem um benefício pago pelo Governo Federal, existente desde 1967, que são quatro salários mínimos, parcelados.
Costela de Tambaqui de Rondônia ganha prêmio em feira de pescados da América do Norte
A costelinha de Tambaqui foi a estrela da internacional Seafood Expo North America, maior feira de pescados da América do Norte, nos EUA
Sedam participa de debate sobre agenda climática e ambiental brasileira, em Brasília
A Sedam está participando do encontro “Caminhos para a integração multinível e multissetorial no avanço da política climática do Brasil”, que ocorre em Brasília
Município é sede da primeira Audiência Pública do PPA 2024-2027 do Governo de Rondônia
Nesta quarta-feira (15), mais uma audiência pública será realizada pelo Governo do Estado, na cidade de Cacoal



Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook