Segurança Pública de Rondônia passa a contar com nova ferramenta para processos de identificação de autoria de crimes
A inovação só foi possível com a assinatura de um convênio com o Estado de São Paulo.
Termo foi assinado nesta quinta-feira entre os governos de Rondônia e São Paulo
O reconhecimento e identificação de autorias de crimes que ainda estão sem solução terão uma nova ferramenta com a implantação do Sistema de Legitimação à Distância (Lead) em Rondônia. A inovação só foi possível com a assinatura de um convênio com o Estado de São Paulo.
A ferramenta totalmente online traz 65 milhões de dados de registros em prontuários civis e criminais do Estado de São Paulo, sendo considerada a maior base da América Latina, na qual auxiliará nas pesquisas destas autorias que irão ser realizadas pelo o Instituto de Identificação Civil e Criminal de Rondônia.
A legitimação, além da confirmação da identidade de uma pessoa, viva ou morta, sendo realizada à distância, agiliza também a liberação de cadáveres e a localização de pessoas desaparecidas.
Durante a assinatura do convênio, secretário da Segurança Pública de São Paulo, Mágino Alves Barbosa, explicou que o Lead que é um Sistema de Legitimação a Distância e que fará com que o estado de Rondônia e o Estado de São Paulo tenham um banco de dados das impressões digitais compartilhados. “Tanto um estado como o outro vão ganhar em agilidade para legitimar aquelas pessoas que são apresentadas à autoridade policial”, detalhou.
Para o Secretário de Segurança de Rondônia, coronel Lioberto Ubirajara Caetano, os modelos de sistemas como o Lead, Detecta, o Inquérito Policial Eletrônico (IP-e) e o Gestor de Laudos (GDL) irão remodelar sistema de segurança pública.
Segundo o secretário, o Estado de São Paulo tem uma capacidade de desenvolvimento de sistema e uma expertise já histórica que dá uma condição melhor de enfrentamento com a violência e os crimes. O acordo com o Lead vai permitir integrar os sistemas e produzir uma prova de maior qualidade, legitimar autoria mesmo que a distância.
“Assim como o Lead, o inquérito eletrônico vai permitir mais agilidade e andamentos, bem como uma qualidade melhor do processo em tempo real com o Judiciário e o Ministério Público. Temos também o detecta como ferramenta na questão de furtos e roubos de veículos que é uns dos índices brasileiros difícil de vencer. A implantação desses sistemas é muito importante para o Rondônia e vai ajudar no enfrentamento da criminalidade na Região Norte”, finalizou Caetano.
Banda do Vai Quem Quer abre a sede nesta sexta
Apenas três mil camisas do bloco estarão a venda este ano.
Consumo de energia fecha 2018 com aumento de 1,1%
A Região Norte fechou o ano com queda acumulada de energia demandada à rede da ordem de 5,8%.
“Não é possível não sentir essa dor”, diz Raquel Dodge
Procuradora recomenda soluções extrajudiciais para Brumadinho.
Comentários
Nosso futuro governador!
A autoridade que aparece na foto não é o secretário da SESDEC e sim o vice-governador. O texto deve está em consonância com a imagem utilizada na matéria.
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook