Sejus realiza inscrições para reeducandos fazerem o Enem 2022; número expressivo de candidatos supera 2021
Sejus realizou um número expressivo de inscrições no ENEM PPL, quase 80% a mais que em 2021. As provas serão realizadas dias 10 e 11 de janeiro de 2023, dando oportunidade dos reeducandos ingressarem no ensino superior
Reeducandos são avaliados segundo critérios do MEC, e têm a chance de ter acesso ao ensino superior pelos programas como Sisu, Prouni e Fies
Dando seguimento ao trabalho de ressocialização social no sistema prisional do Estado, pela educação, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Justiça – Sejus, inscreveu um número expressivo de reeducandos no Exame Nacional do Ensino Médio para Privados de Liberdade (Enem PPL) de 2022. A prova está com data prevista para 10 e 11 de janeiro de 2023, obteve 1.259 inscrições, 79,85% a mais que em 2021, com apenas 700 inscritos.
Os reeducandos são avaliados segundo os critérios do Ministério da Educação – MEC, e têm a chance de ter acesso ao ensino superior, por meio de programas como Sisu, Prouni e Fies. Para realizar o Enem PPL é necessário ter concluído o ensino médio e cumprir pena em um dos regimes do sistema penitenciário de Rondônia.
Sejus disponibiliza livros às unidades prisionais para reeducandos se prepararem para o exame
Como forma de preparar os inscritos para a prova, a Sejus disponibiliza livros para estudos às unidades e irá ofertar um aulão, perto da realização da prova, em todo Estado. O secretário de Estado da Justiça da Sejus, Marcus Rito destacou a importância da educação no processo de ressocialização.“A Secretaria de Estado da Justiça trabalha com ações que ressocializem a pessoa privada de liberdade, com o fim de reintegrá-los à sociedade da melhor maneira possível e com possibilidade de se inserir no mercado de trabalho, diminuindo assim, a reincidência criminal e consequentemente, a taxa da criminalidade, e a educação é uma das bases fundamentais para que esse processo tenha êxito”, concluiu.
ENCCEJA PPL 2022
Obtendo mais um crescimento significativo no âmbito da educação, 2.168 reeducandos foram inscritos e realizaram o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa, que inclua privação de liberdade (Encceja PPL) 2022. O número obteve um crescimento de 50% a mais de inscritos, comparado ao ano anterior, sendo realizado em 40, das 46 unidades prisionais de Rondônia.
As provas foram aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep e ocorreram nos dias 18, 19 e 20 de outubro. A participação do reeducando é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos, que não concluíram seus estudos na idade apropriada.
COP27: presidente eleito cita 'combate sem trégua' a crimes ambientais
Lula discursou na área da ONU, na conferência das partes no Egito
Presidente do STF condena hostilidade contra ministros da Corte
Ministros foram alvo de xingamentos no último fim de semana em NY
Ipem Rondônia orienta consumidores a estarem atentos na utilização de balanças em estabelecimentos
Consumidor deve ficar atento ao selo do Inmetro nos instrumentos e em como proceder na hora de adquirir os mais variados produtos à disposição no mercado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook