Sejus transfere cerca de 200 presos e desativa Ênio Pinheiro
A Sejus só adotou uma providência depois que 80 bandidos de alta periculosidade escaparam nos últimos dias.
O Grupo de Ações Penitenciárias Especiais (GAPE) da Secretaria de Justiça de Rondônia transferiu, nesta quinta-feira, 188 detentos do presídio Ênio Pinheiro, na capital, de onde, nos últimos dias, fugiram 80 bandidos perigosos.
A Sejus comunicou ao juiz das execuções penais a interdição e desativação total do Ênio Pinheiro já a partir desta quinta. Os apenados foram transferidos para as penitenciárias Milton Soares de Carvalho e Edvan Mariano Rosendo, em Porto Velho.
O coordenador geral do Sistema Penitenciário de Rondônia, Célio Luiz de Lima, enviou ofício ao Juiz da 1° Vara de Execuções e Contravenções Penais da Comarca de Porto Velho, Bruno Sérgio de Menezes Darwich, informando o magistrado sobre a transferência de presos do presídio Ênio Pinheiro e interdição da unidade prisional.
No ofício, o coordenador disse que a interdição das torres acabou deixando os apenados, de certo modo, prejudicados, bem como a segurança prisional fragilizada, pois deixaram de estar sob o monitoramento visual dos agentes penitenciários.
Disse que, com a interdição das guaritas, os apenados passaram a estar vulneráveis, inclusive entre si, uma vez que nos intramuros da unidade existem diversas facções criminosas.
Ainda conforme o ofício, a SEJUS decidiu transferir todos os apenados às outras unidades prisionais compatíveis com seus regimes penais. Informou que nesta quinta a decisão foi efetivada, incluindo as transferências de presos e a desativação completa do presídio.
Singeperon já havia pedido interdição do Ênio Pinheiro
O Singeperon (Sindicato dos Agentes Penitenciários e Sócio Educadores) já havia notificado o Governo do Estado, Ministério Público e a Justiça sobre o caos e abandono do presídio, que está com toda sua estrutura comprometida.
O Sindicato encaminhou ofícios relatando estes fatos e pedindo providências ao Ministério Público e Sejus, e solicitou vistoria do Corpo de Bombeiros. O Singeperon também havia pedido a interdição total do presídio.
A Sejus só adotou uma providência depois que 80 bandidos de alta periculosidade escaparam nos últimos dias.
Sobrinho de ex-prefeito é assassinado em pátio de posto de combustíveis
Após o crime, os suspeitos empreenderam fuga pela RO-471, mesma direção que haviam saído, sentido a BR-364.
Polícia prende dupla de jovens com arma caseira
Eles foram flagrados de posse de uma arma de fabricação caseira durante uma abordagem de rotina
Briga entre flanelinhas motivada por racismo quase resulta em homicídio na capital
A vítima informou à polícia que estava cuidados de carros quando o suspeito começou a lhe ofender com palavras racistas, como urubu, preto safado e macaco.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook