Semana Nacional de Museus: Curso de Artes Visuais da UNIR inaugura exposição Corpo-Árvore no campus de Porto Velho
Evento nacional tem atividades até sexta-feira (19), e exposição segue até 7 de junho na GAU
Nesta quinta-feira, dia 18 de maio, é celebrado o Dia Internacional dos Museus. Em comemoração à data e como parte da programação da 21ª Semana Nacional dos Museus (saiba mais aqui), o Dartes-Artes Visuais da UNIR realizou duas ações voltadas para a comunidade acadêmica e comunidade em geral no campus de Porto Velho.
A primeira delas foi uma videoconferência com o setor educativo do Museu Casa de Cândido Portinari (SP), local onde o renomado artista brasileiro viveu e trabalhou ao longo de sua vida. A videoconferência foi apresentada no auditório da Dired e contou com a participação de acadêmicos e docentes da UNIR, além do público externo.
Depois foi inaugurada, na Galeria de Artes da UNIR (GAU), com curadoria da professora Pritama Brussolo, a exposição Corpo-Árvore, da artista Andréa Melo, egressa do curso de licenciatura em Artes Visuais. A exposição seguirá disponível para visitação na GAU até o dia 7 de junho, das 13h às 17h, e é necessário fazer agendamento pelo e-mail [email protected].
Exposição Corpo-Árvore
A partir do tema “Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar”, que o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) escolheu para o evento nacional, a artista Andrea Melo foi convidada para criar uma instalação em sintonia com o assunto. Assim, sua obra Corpo-Árvore, uma série de autorretratos impressos em tecido voil, propõe um olhar-sentir na aproximação de seu corpo com as árvores na intenção de provocar uma reflexão sobre essa relação e as diversas sensações que poderá fruir no espectador ao percorrer o espaço expositivo.
Ficha Técnica
Concepção e fotografias: Andréa Melo
Edição de imagens e produção de apoio: Frank Dallgnese
Montagem: Andréa Melo e Andressa Gonçalves
Curadoria: Pritama Brussolo
Semana Nacional dos Museus
As atividades da Semana Nacional dos Museus estão sendo realizadas pelo Dartes-Artes Visuais da UNIR em parceria com o Museu da Memória Rondoniense (Mero). Diversas ações foram promovidas ao longo desta semana e a programação encerra na sexta-feira (19) com mais uma videoconferência no auditório da Dired. A partir das 10h, Daniela Alves de Araújo, representante do Museu Indígena Jenipapo-Kaninde (MIJK) apresenta narrativas, histórias e objetos que representam e contam a história de luta do povo Jenipapo-Kaní.
MP e órgãos parceiros conjugam esforços para criação de rede de informações voltada à defesa do patrimônio público e combate à corrupção
“O acordo possibilitará o desenvolvimento de um conjunto de informações cada vez mais rico, para que possamos adotar estratégias e subsidiar as atividades do MP e dos órgãos parceiros”, afirma a Promotora de Justiça
Roda de conversa no MPRO repassa orientações sobre o que fazer para ajudar crianças e adolescentes vítimas de violência sexual
O primeiro ponto é deixar a vítima fazer o “relato livre”, sem perguntas que possam induzir memórias falsas na narrativa da criança ou adolescente. Por exemplo, ao invés de perguntar:
Inteligência artificial é inexorável
Olhe com ternura e compaixão para o mundo à sua volta, pois ele vai desaparecer num suspiro
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook