Semana Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas acontece de 21 a 26 de junho em Rondônia
O evento contará com diversas ações neste período, como oficinas, pit stop educativo e atividades de conscientização externa, além de uma série de palestras no formato on-line com a mediação de especialistas
Evento contará com diversas ações, como palestras, oficinas on-line e pit stop nas ruas de Porto Velho
O Governo de Rondônia realizará, de 21 a 26 de junho, a Semana Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas, abordando o tema “Rondônia contra o uso indevido de drogas”. O evento contará com diversas ações neste período, como oficinas, pit stop educativo e atividades de conscientização externa, além de uma série de palestras no formato on-line com a mediação de diversos especialistas no assunto.
A abertura oficial do encontro na segunda-feira (21) terá início às 9h, com a participação do governador Marcos Rocha e demais autoridades envolvidas. O evento será no Auditório Jerônimo Santana, do Palácio Rio Madeira, transmitido ao vivo pelo Facebook do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Conepod).
Durante a semana, outras atividades serão promovidas também na rede social do órgão e de maneira presencial, seguindo os protocolos sanitários, como forma de fortalecer as práticas e discussões reflexivas sobre o tema. A programação completa pode ser conferida a seguir:
- Dia 21 – Após a abertura oficial, haverá palestra com a defensora pública Isabela Moreira Campos, que vai abordar sobre a “Atribuição da União, Estados, Distrito Federal e municípios na Política Pública sobre Drogas”;
- Na parte da tarde, entre os dias 21 e 25, por meio da Polícia Militar (PM), junto com o batalhão do Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CTPM), ocorre um pit stop e um “adesivaço” na esquina das avenidas Rio Madeira com Imigrantes;
- Dia 22 – Às 9h, haverá palestra com o psiquiatra Nestor Angelo D’andrea Mendes, sobre o tema: “Dependência química: conceito, tratamento e reabilitação dentro das Comunidades Terapêuticas”;
- Dia 23 – Às 10h, o juiz auxiliar da Vara de Execuções Penais da Comarca de Porto Velho, Flávio Henrique de Melo vai palestrar o tema “Do uso do álcool às drogas sintéticas: efeitos e riscos do consumo entre jovens”. Excepcionalmente, a transmissão será pelo Canal da Mediação Tecnológica.
- Dia 24 – O psicólogo da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Luiz Carlos Henrique de Souza, palestrará sobre “O uso de drogas e o impacto no ambiente de trabalho”, às 8h30.
- Dia 25 – Às 16h, haverá oficinas de atendimento médico no Espaço Alternativo e palestras com representantes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e estudantes da área da Saúde sobre os “Tipos, efeitos e consequências das drogas para o organismo”, além de simulação de primeiros socorros, com a presença de uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
- Dia 26 – Será o encerramento da Semana Nacional de Políticas sobre Drogas, a partir das 16h, também no Espaço Alternativo de Porto Velho. Haverá palestra com representantes da Sesau e estudantes da área da Saúde, caminhada organizada pela Polícia Federal (PF), ciclismo, sorteio de bicicletas e outros brindes, além do “adesivaço” com a Polícia Militar e o batalhão do Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CTPM).
Ainda este ano, o planejamento estratégico da Conepod prevê pautas em todos os municípios para sensibilizar as autoridades locais sobre a importância da criação de conselhos que viabilizem ações de apoio a esta causa, incluindo reuniões de coordenadorias de Educação para a fundação de futuros comitês escolares de combate às drogas.
Essas iniciativas estão em consonância com a Lei nº 13.840, de 5 de junho de 2019, relativa ao Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas e definem condições de atendimento aos usuários e dependentes químicos.
Lei Seca completa 9 anos de implantação em Rondônia; operação visa combater embriaguez no volante
O número de acidentes de trânsito teve redução significativa em Rondônia de 23,27% conforme dados do Anuário Estatístico
TJRO nega apelação a Chaules Pozzobon, preso durante a operação Deforest I
A defesa pedia a transferência do presídio federal para o sistema prisional de RO
MP obtém liminar que suspende desativação de unidade prisional
A liminar foi concedida na fase de Cumprimento de Sentença, proposta pelo Promotor de Justiça Fábio Augusto Negreiros Parente Capela Sampaio, com objetivo de fazer cumprir decisão proferida pelo Judiciário, em grau de recurso e com trânsito em julgado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook