Semas faz conscientização contra o trabalho infantil em pit stops
Atividades reforçam a campanha do Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil para alertar a sociedade sobre essa violação
AÇÕES BUSCAM FORTALECER conscientização contra o trabalho infantil em Vilhena
A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e o Conselho Tutelar de Vilhena, realizaram na manhã de ontem, 13, pit stops nas avenidas da cidade com o objetivo de alertar a população sobre o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, lembrado no dia 12 de junho. Neste ano a campanha tem o lema "Proteção social para acabar com o trabalho infantil" e envolverá orientações da Prefeitura de Vilhena para coibir a prática. A data foi instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), para alertar a sociedade a se mobilizar pela causa.
Os pit stops foram realizados nas avenidas Melvin Jones e Paraná de forma simultânea, nos quais foram entregues a condutores e pedestres panfletos informativos e prestadas orientações sobre como denunciar casos de possível crime. Em Vilhena, a luta da Prefeitura contra esse tipo de abuso é constante.
Lucélia Vargas, secretária municipal de Assistência Social, aponta que as ações acontecem de forma conjunta com outros órgãos. “Vamos combater esse mal. Nós, aqui da Prefeitura, contamos com a parceria dos órgãos de defesa dos direitos da criança e adolescente para reforçar essa iniciativa. O trabalho infantil se caracteriza por toda e qualquer atividade econômica e de sobrevivência, com ou sem finalidade de lucro, remunerada ou não, realizada por crianças e adolescentes. Nesta época da vida, é fundamental que elas brinquem, estudem e que sejam amadas pelas suas famílias. O trabalho só pode vir depois”, aponta a secretária.
A lei nº 11.542/2007, instituiu no Brasil o dia 12 de junho como o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, e desde então, a ação acontece anualmente através de medidas da Organização Internacional do Trabalho (OIT), do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), junto aos municípios.
De acordo com dados da última Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), feita no ano de 2019, antes da pandemia, no Brasil, 1,8 milhão de crianças e adolescentes com idade entre 5 e 17 anos estavam em situação de trabalho infantil. Os dados da pesquisa também apontam que 1,3 milhão têm idade entre 14 e 18 anos, e ainda, 706 mil foram caracterizadas como as piores formas de trabalho infantil, através da Lista TIP e ratificada no Brasil por meio do Decreto nº 6.481/2008.
O trabalho para menores de 18 anos no Brasil é permitido apenas para adolescentes a partir de 14 anos na condição de menores aprendizes, desde que observadas as normas legais para que esse trabalho seja executado sem prejuízo para a frequência à escola, bem como para que não sejam atividades perigosas ou insalubres para o jovem.
A Semas reitera que para realizar alguma denúncia de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil, basta ligar para o Disk 100 ou entrar em contato com o Conselho Tutelar Norte pelos telefones 3322-8266 ou 98459-5777, e também com o Conselho Tutelar Sul 3919-7026.
Galeria de Fotos:
Estratégias para otimização do atendimento dos hospitais estaduais foram discutidas em reunião com a Sesau
Sesau alinha o fluxo de atendimento de hospitais estaduais na região de Cacoal para otimizar os serviços prestados na área de cirurgias
Pregão eletrônico será realizado para contratação de empresas que atuarão na infraestrutura do aeroporto
Pregão Eletrônico tem o objetivo de contratar empresas especializadas na estruturação interna do terminal de passageiros
Sedam abre processo seletivo para contratação de geólogo e engenheiro de minas
As inscrições para concorrer às vagas podem ser realizadas entre os dias 14 e 16 de junho de 2022, exclusivamente pela internet
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook