Semasf realiza ação itinerante do CadÚnico com povo indígena

Foram efetivadas mais de 90 atualizações e inclusões de dados

Decom Ji-Paraná/Foto: Junior Caju
Publicada em 14 de novembro de 2022 às 17:43
Semasf realiza ação itinerante do CadÚnico com povo indígena

Cerca de 300 indígenas da Comunidade Ikolen Gavião foram atendidos pela ação itinerante do Cadastro Único (CadÚnico), promovida pela Prefeitura de Ji-Paraná, por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf). A iniciativa ocorreu na Terra Indígena Igarapé Lourdes, na sexta-feira (11), para inclusão e atualização de dados no sistema.

Foram realizados também atendimentos do programa Mamãe Cheguei, Escuta Qualificada, Projeto Troca de Saberes, atividades pedagógicas para as crianças, distribuição de pipocas e doces. Esta ação foi em comemoração ao aniversário da cidade de Ji-Paraná, que completa 45 anos no dia 22 de novembro, que busca atender todos munícipes e suas diversidades. As ações foram ofertadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) São Francisco e Roda Moinho.  

Segundo a coordenadora do CadÚnico, Deise Minatelli, as atividades seguiram das 8h às 15h, e foram realizados 94 cadastramentos, que vão garantir benefícios do Auxilio Brasil, concessão de vale-transporte, emissão da carteirinha do ID Jovem e outros. Ela reforçou que foi a primeira ação na terra indígena para viabilizar o atendimento de todas famílias do local.

O Programa Mamãe Cheguei cadastrou 13 gestantes e as atendeu com kits enxoval, que auxiliam as mães nos primeiros dias do recém-nascido. O kit é composto por 19 itens que vai de travesseiro de bebê, jogo de lençol para berço, banheira plástica, fralda de pano liso, kit pagão, macacão longo e curto, conjunto de camisetas com mijão, toalha com capuz, sabonete para bebê, fralda descartável, fita crepe, à bolsa maternidade e sapatinhos e outros.

Em parceria com a Semasf, a Agência de Desenvolvimento de Recursos Assistenciais (Adra), as creches Cantinho do Céu e Grilo Falante e a Igreja Missionária Unida colaboraram para a instalação do parquinho infantil, feito de madeira, que vai atender mais de 100 crianças indígenas.

São três modelos de kits, sendo dois de “Casa Panorâmica” e outro composto por balanços, cadeirinhas com assentos para bebê, gangorra vai e vem, trapézios, escada em forma de túnel e dois escorregadores.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook