DACOM lança nota de repúdio contra ataques a jornalistas e ao jornalismo de Rondônia
Ao repúdio somamos a solidariedade aos profissionais vítimas de ataques e ameaças, e a todas e todos que cotidianamente estão nas ruas em busca dos fatos apurados sob os melhores preceitos jornalísticos
Nós, professores de Jornalismo do Departamento Acadêmico de Comunicação (DACOM) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), apresentamos nosso mais veemente repúdio aos ataques e intimidações sofridos por profissionais da imprensa de Rondônia ao longo das últimas semanas. As situações vivenciadas pelos profissionais jornalistas da TV Allamanda, em Cacoal; SIC TV, em Candeias do Jamari; TV Rondônia, em Porto Velho; e, neste final de semana, o ataque a tiros à sede do webjornal Rondoniavivo são a face mais visível das constantes e flagrantes situações de insegurança impostas à atividade jornalística em Rondônia.
Ao repúdio somamos a solidariedade aos profissionais vítimas de ataques e ameaças, e a todas e todos que cotidianamente estão nas ruas em busca dos fatos apurados sob os melhores preceitos jornalísticos. Nossa preocupação dirige-se não somente à segurança de cada uma e cada um, mas também ao fato de que cada ataque ao Jornalismo é também um ataque ao mais básico dos preceitos da vida em sociedade: a liberdade de circulação de informações, que deve necessariamente estar associada à responsabilidade profissional inerente ao jornalismo. Cercear o Jornalismo é atacar os preceitos democráticos sobre os quais se assenta a nossa sociedade.
Somos a única escola pública de Jornalismo de Rondônia, e reforçamos nosso compromisso com a formação de profissionais críticos e preparados para atuar em sociedade com o necessário profissionalismo mesmo em meio aos desafios atualmente impostos a cada jornalista. É nos momentos em que se multiplicam os ataques ao Jornalismo, que mais são necessários jornalistas cônscios de seu papel social e capazes de informar com competência, criticidade e, acima de tudo, coragem. Os ataques já perpetrados são a materialização do ódio alimentado por justificativas contraditórias e inconcebíveis. Eles são a negação da sensatez, da Justiça, e da civilidade. É a negação da convivência, da empatia e da lucidez.
Somos solidários aos profissionais jornalistas de Rondônia, de diferentes empresas e segmentos da comunicação, e reivindicamos a célere apuração dos ataques ocorridos para que sejam protegidas e garantidas a liberdade de expressão, a liberdade da informação e a livre atuação jornalística.
"Quando perdemos a capacidade de nos indignarmos com as atrocidades praticadas contra outros, perdemos também o direito de nos considerarmos seres humanos civilizados", Vladimir Herzog.
Professores do curso de Jornalismo e do Departamento Acadêmico de Comunicação (DACOM) da UNIR
14 animais encontram novo lar na feira “Adote um Amigo!”
Ação foi realizada por universidade, com apoio da prefeitura
Semasf realiza ação itinerante do CadÚnico com povo indígena
Foram efetivadas mais de 90 atualizações e inclusões de dados
Prefeitura adquire equipamentos por meio de emenda
Dois caminhões betoneiras foram entregues à Semosp
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook