Semdestur apresenta proposta do Plano Municipal de Turismo

Projeto elaborado em parceria com o Sebrae aponta várias ações a serem executadas a curto, médio e longo prazo.

Fonte: Semdestur Fotos: Diego Lima
Publicada em 08 de fevereiro de 2018 às 12:40
Semdestur apresenta proposta do Plano Municipal de Turismo

O prefeito de Porto Velho, dr Hildon Chaves, recebeu na tarde de quarta-feira (7), a proposta do Plano Municipal de Turismo, elaborado pela Subsecretaria Municipal da Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur) em parceria com o Sebrae Rondônia.

Dr Hildon afirmou que o plano é um mapeamento das ações necessárias para efetivamente dinamizar o turismo em Porto Velho. “O turismo é uma das principais indústrias do mundo em termo de movimentação de recursos e geração de empregos, mas está subaproveitado em Porto Velho”, disse.

A proposta foi construída em cima de metas e ações a serem realizadas a curto, médio e longo prazo. “O próximo passo será reunir todos os atores envolvidos na questão do turismo, apresentar a eles a proposta, ouvir sugestões e também apresentar ao Conselho Municipal do Turismo, ouvir proposições e começar a trabalhar para implementar as ações aqui previstas”, comentou o prefeito.

Na avaliação do prefeito, trata-se de um trabalho extraordinário, fruto de ação conjunta entre os técnicos da Semdestur e do Sebrae. Dr Hildon entende que o plano “vai causar um impacto muito positivo em Porto Velho nos próximos anos”.

O subsecretário Júlio César Siqueira informou que o plano vinha sendo trabalhado havia três meses com apoio do Sebrae. Entre as ações apontadas, ele destaca a revitalização da praça Aluízio Ferreira com padronização das tendas dos permissionários. Disse também que o foco maior será no turismo de pesca e a exemplo do prefeito, falou da necessidade de discutir a proposta com outros setores que fomentam o turismo, como a rede hoteleira.

METAS

O foco estratégico do plano é apoiar o fortalecimento da gestão e qualificação do setor turístico, organização e promoção do turismo de eventos, implementação de políticas públicas favoráveis ao setor, melhoria da infraestrutura nos pontos turísticos na Capital e nos distritos, desenvolvimento do turismo de pesca, revitalizar as feiras e mercados, entre outros que foram pontuados.

Entre as ações estruturantes, a proposta prevê a revitalização do Complexo Madeira Mamoré, asfaltamento da Estrada de Santo Antônio até a igrejinha de Santo Antônio, asfaltamento da estrada de acesso à vila Nova Teotônio e nova sinalização turística para o município. Os estudos ainda apontam necessidade de recuperação das fachadas do centro histórico, regulamentação dos barcos que fazem passeio no Rio Madeira, construção da Nova Rodoviária, organização e apoio a eventos de médio e grande impacto na capital.

Dr Hildon fez várias perguntas, ofereceu sugestões e falou de algumas ações em andamento, a exemplo do projeto de revitalização da Praça Madeira Mamoré. Ao final, elogiou a equipe responsável pela proposta.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook