Semed inicia atendimento oftalmológico gratuito para alunos da rede municipal de ensino
Iniciativa vai contribuir com a qualidade do aprendizado e facilitar o acesso ao diagnóstico precoce.
A Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho (Semed), por meio do Departamento de Saúde Escolar (DSE), iniciou, ontem (11/3), uma série de consultas especializadas em oftalmologia, para alunos da rede municipal de ensino.
Ao todo, nesta primeira etapa, serão ofertadas 1.000 consultas, atendendo a educação infantil e fundamental. O atendimento acontecerá às segundas, terças, quintas e sextas-feiras, no contraturno escolar da criança, na Clínica Sol, vencedora do processo licitatório.
A iniciativa oferta consulta, exame e óculos de grau gratuitos para crianças das escolas municipais. O investimento total é de R$169.685,20, recursos do próprio Município. As consultas deverão ser concluídas em 90 dias.
Ao ser diagnosticado com a necessidade de uso de óculos de grau, o aluno o receberá na mesma semana. “Sabemos que a dificuldade de enxergar ou mesmo cansaço na visão podem atrapalhar o desempenho das crianças em sala de aula. Em alguns casos, elas podem nem querer ir mais à escola, pois vão aliar aquela dificuldade ao ambiente escolar. Queremos mudar esse cenário e garantir que as crianças que tenham algum desconforto visual sejam diagnosticadas e seu problema solucionado”, disse o secretário da Semed, César Licório.
As crianças poderão escolher a cor e modelo dos óculos. “Queremos que essa experiência seja a mais positiva possível”, observou. O secretário acrescentou que, na rede municipal, já é feita a triagem de acuidade visual para a identificação de problemas nos alunos. Um trabalho preventivo que tem como finalidade possibilitar a detecção precoce de dificuldades visuais e agilizar o encaminhamento dos mesmos.
“No dia a dia, nossos professores conseguem observar as dificuldades dos alunos, que geralmente reclamam de dores de cabeça, pedem para sentar mais na frente para visualizar melhor o quadro. E quando eles identificam essas dificuldades encaminham para o departamento de Saúde Escolar que toma as providências”, relatou.
Estimativa
Segundo o Ministério da Saúde, 30% das crianças brasileiras, em idade escolar, apresentam problemas de visão. Além disso, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) estima que entre 3% e 10% dos brasileiros de 7 a 10 anos precisam usar óculos.
Município realiza palestra para conscientização sobre a violência contra a mulher
Palestras foram destinadas às servidoras públicas municipais em Porto Velho.
Defesa Civil de Porto Velho entrega alimento e água potável a mais de 1,2 mil pessoas
Ação atendeu moradores de várias comunidades do Baixo Madeira.
Prefeitura de Porto Velho inicia ciclo de pré conferências de saúde
A primeira pré-conferência acontece em Nova Califórnia e é aberta a todos os munícipes.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook