Semes quer maior participação para vencer cidade do Peru
Evento propõe que população pratique no mínimo 15 minutos de exercícios físicos.
A 23º edição do Dia do Desafio será realizada em Porto Velho, no dia 31 de maio, tradicionalmente numa quarta-feira. Este ano compete com Maynas, província do Perú, cuja capital é Iquitos. Na última edição Porto Velho competiu com o município peruano Vila de El Salvador, tendo sido a vencedora. A abertura do evento será no Sesc Esplanada, à avenida Presidente Dutra, 4175, a partir das 8h. Já o encerramento acontecerá no Parque da Cidade.
A Secretaria Municipal de Esportes (Semes) coordena o evento. Segundo a titular da pasta, Ivonete Gomes, uma série de ações e parceiros já estão sendo articulados. “Estamos reunindo vários parceiros como empresas, instituições de ensino, academias e todas as secretarias municipais para participarem do evento”, adiantou.
A primeira dama do município, Ieda Chaves também participa do projeto, sendo a coordenadora de honra. “Precisamos da parceria de toda a população pra vencermos mais uma vez. É importante um evento desse porte com realizações de atividades físicas, promovendo a saúde do portovelhense”, destacou.
MOBILIZAÇÃO
Ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes) e o (Sesc), o objetivo do evento é mobilizar a população a realizar atividade física por no mínimo 15 minutos, porém as pessoas precisam registrar suas participações. Interessados podem confirmar as inscrições pelos telefones (69)98472-8797(watts) 3901-3201 e 3901-3202 ou na página do facebook: semes Porto Velho e também pela hashtag #diadodesafiopvh
ATIVIDADE FÍSICA
Segundo a Semes, qualquer atividade física é válida, pode ser caminhada, ciclismo, corrida, futebol, basquete, vôlei, exercícios em empresas, gincanas, brincadeiras, dança, práticas corporais, entre outras.
HISTÓRICO
Realizado sempre na última quarta-feira do mês de maio com início às 00h, o Dia do Desafio tenta driblar a inatividade propondo que a cidade mobilize o maior percentual de sua população para realizar no mínimo 15 minutos de atividade física.
O ''Dia do Desafio'' é realizado no Brasil desde 1995. Trata-se de um evento que tem o aval da Unesco e é organizado pelo Sesc em parceria com as prefeituras. Sua origem, porém, se deu em 1983, no Canadá.
Conta-se que quando a temperatura chegava a 20 graus negativos, o prefeito de uma pequena cidade sugeria que os moradores saíssem de casa e caminhassem durante quinze minutos ao redor do quarteirão mais próximo, como forma de exercitar o corpo. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com as cidades vizinhas, com data e horário marcado, desde então vem crescendo a cada ano.
PARTICIPAÇÃO PORTO VELHO
Em Porto Velho foi realizado pela primeira vez no ano de 2005 e atraiu 106.302 pessoas, o que equivale a 31,76% da população. Ganhando da cidade de Santiago Del Surco (Peru), que mobilizou apenas 9,75%. Em seguida competiu com a cidade Cubana de Gamaguey, com 324.228 habitantes. Também vencendo a mesma !
CONTABILIZAÇÃO
Vale qualquer tipo de atividade, desportiva ou assistencial como caminhar, dançar, plantar árvores, nadar, jogar bola, entre outras. A intenção é sensibilizar as pessoas e incluir a prática de exercícios em sua agenda diária e aproximar cidade e cidadãos, numa troca de elementos que compõem as culturas locais, mostrando as diferenças e as igualdades ao ressaltar as realidades, praticar cidadania, estimular serviço voluntário na busca do mesmo propósito, a Vitória.
SOBRE MAYNAS
Maynas, a cidade que vai competir este ano com Porto Velho é uma província do Peru, localizada na região de Loreto. Sua capital é Iquitos. Tem população de 488, 359 mil habitantes e fica localizada em uma área de 119.859,40 km2.
Informações adicionais :desde que participou da primeira vez da disputa, em 2005, a capital de Rondônia só não mobilizou mais pessoas do que as cidades adversárias em duas ocasiões.
Consumo de energia fecha 2018 com aumento de 1,1%
A Região Norte fechou o ano com queda acumulada de energia demandada à rede da ordem de 5,8%.
“Não é possível não sentir essa dor”, diz Raquel Dodge
Procuradora recomenda soluções extrajudiciais para Brumadinho.
Acordo de R$ 5 milhões na Justiça do Trabalho garante a entrega de ambulâncias a municípios de Rondônia
Na ocasião, a Secretaria Municipal de Saúde local ressaltou a doação das oito ambulâncias que dobra a frota existente na região da Zona da Mata.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook