Semusa capacita profissionais para realização de testes rápidos
Participam servidores da saúde e do sistema prisional e do Hospital do Amor.
A segunda etapa do curso para capacitação dos técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) para realização de testes rápidos acontece nesta terça-feira, 09, no auditório do órgão.
A execução de testes rápidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) é uma estratégica da Semusa para prevenir e combater doenças sexualmente transmissíveis como sífilis, HIV e hepatites B e C.
Além dos técnicos da secretaria, participam da capacitação sessenta profissionais do sistema prisional (Sejus) e do Hospital do Amor da Amazônia - a maioria enfermeiros e técnicos em enfermagem.
“A primeira etapa da capacitação aconteceu dia 04 de outubro. Com esse novo curso, chegamos a cento e vinte pessoas capacitadas para realizar os testes”, explicou Mirela Moraes, coordenadora dos testes rápidos. “Primeiro temos a parte teórica e depois a parte prática”, frisou.
Para a diretora de Vigilância em Saúde da Semusa, Régia Pacheco, a ação amplia o serviço à população. “A capacitação é uma estratégia para ampliação do diagnóstico, principalmente durante o pré-natal, bem como uma das formas de enfrentamento à sífilis - doença que tem aumentado,principalmente em gestantes”.
Banda do Vai Quem Quer abre a sede nesta sexta
Apenas três mil camisas do bloco estarão a venda este ano.
Consumo de energia fecha 2018 com aumento de 1,1%
A Região Norte fechou o ano com queda acumulada de energia demandada à rede da ordem de 5,8%.
“Não é possível não sentir essa dor”, diz Raquel Dodge
Procuradora recomenda soluções extrajudiciais para Brumadinho.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook