Semusa investe em informatização e capacitação dos profissionais

Meta é ampliar sistema de prontuário eletrônico para todas as unidades.

Fonte: Semusa
Publicada em 21 de fevereiro de 2018 às 14:00
Semusa investe em informatização e capacitação dos profissionais

Desde o ano passado o Secretaria Municipal da Saúde (Semusa) vem investindo na informatização das unidades básicas e também dos prontos atendimentos. Foram adquiridos só pra atenção básica mais de 200 computadores que chegaram no início deste ano e serão disponibilizados para as UBSs assim que passarem pela formatação e atualização de sistema.

Todas as unidades da área urbana possuem computadores e internet, mas não utilizam de todos os recursos tecnológicos para registrar os atendimentos aos pacientes por diversas razões, como por exemplo, a falta de treinamento adequado de pessoal para utilizar o sistema e até mesmo máquinas defasadas.

Esses computadores mais modernos ajudarão na implantação do prontuário eletrônico, que possibilita mais resolutividade no atendimento ao usuário e também das próprias equipes. Atualmente as unidades de saúde José Adelino e Ronaldo Aragão utilizam em seus atendimentos o prontuário eletrônico, porém, a meta é que até o fim de 2019, 100% dos serviços de todas as unidades básicas sejam informatizados com novos equipamentos e com esse serviço.

“O departamento de atenção básica está trabalhando na melhoria dessas informações. Nós capacitamos nessa primeira fase todos os agentes comunitários e técnicos de enfermagem para o uso do sistema de informatização que é o e-Sus. Uma nova fase da capacitação será realizada em março, para que enfermeiros e médicos também possam utilizar a ferramenta de forma adequada e assim uniformizar o uso do prontuário eletrônico”, esclareceu Marcuce Antônio, diretor do Departamento de Atenção Básica, da Semusa.

CAPACITAÇÃO

A I Oficina de Atualização sobre o Sistema e-SUS, que é a plataforma oficial do Ministério da Saúde, foi realizada em parceria pela Semusa com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). No sistema são armazenadas todas as informações de atendimento, como consultas, medicamentos e todos demais serviços.

A informatização também está presente na implantação do Sisfarma, pelo Departamento de Assistência Farmacêutica, que fará o controle de estoque e dispensação de medicamentos em todas farmácias das unidades básicas e de pronto atendimento. O sistema está sendo implantado através do Departamento de Desenvolvimento de Sistemas da Coordenadoria Municipal de Tecnologia da Informação (CMTI).

Uma grande vantagem oferecida é que o sistema pode ser operado tanto online como offline nas unidades ao longo da BR-364 ou no baixo madeira, nas localidades onde ainda não tem internet. É possível manter o controle da dispensação nessas unidades através de backups.

TRANSPARÊNCIA

 

Está em fase final de implantação no Pronto Atendimento Ana Adelaide o mesmo sistema que já funciona nas UPAs Sul e Leste de acompanhamento online dos atendimentos. O mesmo mostra a cada quatro a cinco minutos o andamento de um atendimento, determinando urgência ou emergência a partir do momento em que os dados do paciente alimentam os computadores da unidade.

O monitoramento possibilita a identificação da realidade de cada unidade, a exemplo da disponibilidade ou falta de médicos, facilitando principalmente, os indicadores de atendimento e desempenho. E também proporciona mais transparência já que é possível a qualquer pessoa acessar através do sitewww.portovelho.ro.gov.br/upa/atendimento

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook