Semusa orienta população sobre cuidados contra a hanseníase
Equipe realizou uma panfletagem, nesta quinta, no Feirão do Produtor
Com a intenção de aumentar a detecção precoce dos casos de hanseníase, a Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou uma ação de orientação sobre os cuidados contra a doença, na manhã desta quinta-feira (7), com os feirantes e visitantes do Feirão do Produtor Rural Robson Guimarães.
A ação foi realizada por meio de uma parceria entre o Departamento de Média e Alta Complexidade (DMAC), o Centro Especializado em Patologias Tropicais Padre Adolfo Rohl e a Divisão de Vigilância Epidemiológica.
As equipes realizaram a distribuição de panfletos educativos. Eles informam a população sobre os sintomas, identificação, tratamento e os riscos da hanseníase, doença com baixo índice de mortalidade, porém que é considerada altamente incapacitante. O paciente que não inicia o tratamento precocemente corre o risco de ter sequelas.
“Nosso principal objetivo é informar a população sobre o que é a hanseníase, ensinando os sintomas da forma mais simples possível. Quando falamos em hanseníase, as pessoas logo pensam em manchas sem sensibilidade, mas a doença tem outros sintomas. Então, nossa intenção é esclarecer esses sinais, para que eles possam identificar a doença”, destacou Marcelle Carvalho Gil, diretora do Centro Adolfo Rohl.
A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Semusa, oferece o tratamento gratuito contra a hanseníase. Em caso de suspeitas da doença, o morador deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência e, após a avaliação médica, poderá ser encaminhado ao Centro Adolfo Rohl, para realizar o teste.
Em casos de diagnósticos clínicos e laboratoriais positivos, o paciente receberá o tratamento com médico especializado, fisioterapeuta e atendimento de enfermagem, todos fornecidos pelo SUS, além do tratamento com as medicações apropriadas para a hanseníase.
O tratamento é iniciado imediatamente, com o paciente deixando a unidade já com a medicação em mãos. A pessoa que for identificada com a doença deverá seguir o tratamento à risca, com duração de seis meses há um ano, sempre respeitando a conduta médica.
O Centro Especializado Padre Adolfo Rohl fica localizado no Centro de Ji-Paraná, na rua Presidente Vargas, ao lado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.
Prefeitura inicia o recapeamento da avenida Menezes Filho
Trecho entre avenida Marechal Rondon e rua das Pedras recebe a melhoria
Inscrições para Feira Empreende Mulher segue até o dia 30 de julho
Restam apenas 79 vagas para pessoas interessadas em participar do evento
HISTÓRIAS QUE SE CRUZAM
Por Simon O. dos Santos, Professor, escritor, membro da Academia Guajaramirense de Letras
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook