Semusa promove vacinação itinerante contra a raiva

Ação acontece em bairros, residenciais e na zona rural

Decom Ji-Paraná/Foto: André Negrete
Publicada em 18 de novembro de 2022 às 16:52
Semusa promove vacinação itinerante contra a raiva

Uma ação itinerante da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica, com a imunização de cães e gatos em bairros, residenciais e no setor chacareiro do 1º distrito. A iniciativa será promovida pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), na próxima quinta-feira (24), das 8h às 12h.

A vacinação será realizada nos bairros Milão, Açaí e Parque Amazonas e no Residencial Veneza, além da zona rural. Os moradores serão informados da ação pelos agentes comunitários de saúde (ACSs) que atendem essas regiões.

No Milão e Veneza, a ação acontece no Comercial Favorita e próximo ao estande de vendas do Residencial Veneza. Nos bairros Açaí e Parque Amazonas, a vacinação será no Bar do Onézio e na Padaria da Ana. A imunização se encerra no setor chacareiro, no Pastel da Roça e na Comunidade Santos Reis.

Essa etapa visa concluir a vacinação realizada no Dia D, uma vez que os bairros não puderam ser atendidos por uma questão de logística. A campanha tem a intenção de imunizar cães e gatos com idade acima de 4 meses. Os animais precisam estar saudáveis e as fêmeas não podem estar gestantes.

“Nos casos dos animais que, por ventura, estejam com menos de 4 meses ou enfermos, os seus tutores poderão procurar a Unidade de Vigilância de Zoonoses posteriormente para que eles sejam vacinados”, explicou a médica veterinária da UVZ, Thalia Domingos de Pinho.

Para evitar acidentes, os cães devem ser levados com coleiras e/ou guias. No caso de animais agressivos, é recomendado o uso de focinheira. Gatos precisam estar em caixas de transporte, fronhas ou sacos de tecido e acompanhados de alguém que consiga realizar a contenção.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook