Semusa realiza operação de saúde pública em Nazaré
Campanha incluiu vacinação, combate a mosquitos e testes rápidos de hepatite e HIV.
A Semusa (Secretaria Municipal de Saúde) realizou entre os dias 13 a 17 uma operação de vigilância e atenção básica em saúde no distrito de Nazaré, na região do Baixo Madeira. Foram 244 atendimentos entre testes rápidos de diagnóstico de doenças como hepatites, sífilis e HIV, além de vacinação contra febre amarela e combate a mosquitos, com a aplicação de fumacê.
Gerenciada pelo secretário Alexandre Porto, a campanha atendeudeterminação do prefeito dr Hildon Chaves, após solicitação da Associação de Moradores do Distrito de Nazaré. O prefeito orientou que as ações atendessem também comunidades vizinhas.
O sucesso da operação deu-se em função da boa vontade das comunidades, mobilizadas por lideranças comunitárias e outros parceiros como escolas, unidade de saúde, etc. “Agradecemos o apoio e a mobilização de todos para o êxito da campanha”, disse a enfermeira Caroline Araújo, coordenadora da equipe da Semusa.
Durante a atuação o pessoal da Semusa realizou restes rápidos de hepatites B e C, sífilis e HIV (Aids) e controle de vetores de malária e dengue com aplicação de inseticida residual e especial (fumacê). Houve também eliminação de possíveis criadouros do mosquito aedes aegypti, transmissor de dengue, chikungunya e zica virus.
A equipe da Divisão de Controle de Zoonoses da Semusa vacinou 164 cães e gatos domésticos, imunizando-os contra a raiva. Contra a leptospirose, foram colocadas iscas de raticida paraninfados para eliminar possíveis roedores contaminados, informou Caroline, responsável pela ação.
Para a presidente da Associação de Moradores, Rozenete Neves, a campanha foi de grande relevância e de interesse de todos os moradores de Nazaré. Além de agradecer à atenção do prefeito dr Hildon, ela afirmou que “todos estão de parabéns pelo trabalho realizado em prol da saúde de nossa comunidade”.
Consumo de energia fecha 2018 com aumento de 1,1%
A Região Norte fechou o ano com queda acumulada de energia demandada à rede da ordem de 5,8%.
“Não é possível não sentir essa dor”, diz Raquel Dodge
Procuradora recomenda soluções extrajudiciais para Brumadinho.
Acordo de R$ 5 milhões na Justiça do Trabalho garante a entrega de ambulâncias a municípios de Rondônia
Na ocasião, a Secretaria Municipal de Saúde local ressaltou a doação das oito ambulâncias que dobra a frota existente na região da Zona da Mata.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook