Semusa retoma atendimentos de especialidades médicas suspensos em razão da pandemia
Policlínica Rafael Vaz e Silva e Centro, CEM e CER voltaram a atender nesta segunda-feira (5)
A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), retomou nesta segunda-feira (5), o atendimento das especialidades médicas na Policlínica Rafael Vaz e Silva e no Centro de Especialidades Médicas (CEM), atividades que estavam suspensas desde o início da pandemia do coronavírus.
Com isso o CEM deixa de ser referência no atendimento ao coronavírus para retomar os serviços de ortopedia geral, endocrinologia, otorrinolaringologia, urologia, gastroenterologia, oftalmologia, ultrassonografia e exames de radiologia (raio-x, ultrassonografia e mamografia).
Na policlínica Rafael Vaz e Silva estão sendo oferecidos atendimentos de cardiologia geral, pediatria, nefropediatria, radiologia, dermatologia e manutenção dos programas da hanseníase e tuberculose, que não pararam durante a pandemia.
A prioridade no atendimento é para os pacientes em fila de espera por consulta ou retorno médico. As pessoas nestas condições ou que buscam o primeiro atendimento devem procurar a unidade básica de saúde mais próxima de casa para fazer o agendamento via sistema de regulação.
A retomada desses atendimentos acontece de forma gradativa para garantir a segurança dos pacientes e profissionais de saúde, evitando aglomerações nas unidades e a consequente disseminação do coronavírus.
O fluxo de atendimento também foi reorganizado com limitação de circulação de pessoas nos corredores, mudança nas áreas de espera e agendamento dos pacientes por bloco, com estimativa de até 50 pacientes circulando por hora nessas unidades. O funcionamento no CEM e Rafael Vaz e Silva segue de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h.
O Centro Especializado em Reabilitação – CER também retornou os atendimentos nesta segunda-feira com atendimento aos pacientes com complicações decorrentes do coronavírus. O local vai oferecer reabilitação respiratória e motora e conta com fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais e terapeuta ocupacional. Os agendamentos também devem ser feitos via sistema de regulação em qualquer unidade básica de saúde.
CALL CENTER
O Call Center continua funcionando com o serviço de teleconsultas, através do telefone 0800 647 5225, das 7h às 1h da manhã. No intervalo de tempo após 1h da manhã o sistema estava registrando baixíssima procura e por isso foi suspenso.
Os pacientes atendidos pelo Call Center serão direcionados para atendimento presencial na unidade Manoel Amorim de Matos e em outras unidades referenciadas. Os pronto-atendimentos Ana Adelaide, José Adelino, UPA Sul e Leste continuam recebendo normalmente os pacientes que apresentam sintomas do coronavírus.
Busca por crédito cresce pelo terceiro mês seguido no país
Quitação de dívidas e organização orçamentária se destacam como motivos, mas consciência financeira é evidente
AMB Rondônia lamenta o falecimento do médico Emílio Romain Romero Pérez
Prestamos a nossa solidariedade aos familiares e amigos neste momento de profunda dor e imensa perda
Nota de esclarecimento sobre suposto furto de máquina usada para pavimentar asfalto em Porto Velho
Após inúmeras tentativas de devolução por meio de documentos, e-mails e ligações, as coordenadorias de Operações e Fiscalização e de Usinas de Asfalto do DER conseguiram reaver a máquina
Comentários
O governo brasileiro tem que dá atenção aos estudantes do curso de medicina na vizinha Bolívia, falo isso, em razão do risco a saúde que o mesmo estão enfrentando em razão da pandemia do Covid-19 e pelo mal tratamento que o mesmo recebem no exterior. O Consulado Brasileiro não acompanha a situação da renovação de vistos, e excesso de cobrança de taxas, além da burocracia exagerada; exigências que não são feitas pelo Brasil em relação aos Bolivianos. Temos que exigir e fazer cumprir o princípio da RECIPROCIDADE.
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook