Senai mostra a pequenas empresas como se inserir na indústria 4.0
Senai promove palestras, workshops e mesas redondas, em todo Brasil no evento ‘Desvendar 4.0’.
Segundo o Senai, empresas de todos os portes já podem se inserir na indústria 4.0 com medidas de baixo custo
A fim de ajudar pequenos e médios empresários a tirar proveito da quarta revolução industrial, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) realiza em suas unidades, em todo o Brasil, na próxima quarta-feira, 12, o evento ‘Desvendar 4.0’. O objetivo é mostrar que empresas de todos os portes e de todas as regiões podem ser mais produtivas com uso de tecnologias digitais.
De acordo com o gerente da escola Senai do Distrito Industrial e interlocutor estadual do Movimento Desvendar 4.0, Gideoni Macedo, isso significa
Este movimento visa conectar o que há mais moderno no mundo em relação à indústria avançada, mais conhecida como Indústria 4.0, a quarta revolução industrial. “Ela conecta máquinas, pessoas, produção e coloca a inteligência no negócio, retira a barreira da localização geográfica e globaliza digitalmente o modelo de produção industrial”, explicou.
A indústria 4.0 deve ser vista como uma oportunidade para o Brasil dar um salto em produtividade e gerar mais desenvolvimento”, avalia Macedo. “O mais importante, neste momento, é que o empresário industrial saiba que é possível adotar as novas tecnologias, conheça as opções disponíveis e como podem ser aplicadas à realidade do seu negócio”.
O gerente ressalta que o Senai Rondônia seguindo a plataforma do Senai Nacional, está realizando ações e iniciativas para fazer com que os técnicos locais se conectem com o que há de mais atual na área da indústria 4.0. “Essas ações incluem a realização de eventos nacionais e regionais, dentre eles, a semana pedagógica 2018 que teve como tema âncora o Senai 4.0, assim com cursos, treinamentos, com o objetivo de preparar nossos técnicos para dar esse suporte que a indústria precisa para sua digitalização”, comentou.
Na análise de Gideoni, este é um movimento sem volta e indispensável para a otimização da produtividade.
O Senai também lança ainda um guia com cinco passos que as pequenas e médias empresas devem seguir para se inserir na indústria 4.0. O passo a passo da Indústria 4.0 inclui cinco estágios. A otimização; sensoriamento e conectividade; visibilidade e transparência; capacidade preditiva e flexibilidade e adaptabilidade.
Banda do Vai Quem Quer abre a sede nesta sexta
Apenas três mil camisas do bloco estarão a venda este ano.
Consumo de energia fecha 2018 com aumento de 1,1%
A Região Norte fechou o ano com queda acumulada de energia demandada à rede da ordem de 5,8%.
“Não é possível não sentir essa dor”, diz Raquel Dodge
Procuradora recomenda soluções extrajudiciais para Brumadinho.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook